Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Crianças de Curitiba fazem passeio de trem até Morretes

00150742Um grupo de 50 crianças em situação de risco ou vulnerabilidade social viajou de trem de Curitiba até Morretes, em uma atividade organizada pelo Instituto Pró-Cidadania (IPCC), da Prefeitura de Curitiba. Em um ano, cerca de 600 crianças fizeram a viagem, graças a essa parceria.

“O trem sacode, mas é tão lindo, né?”, disse uma das crianças. Para Leticia Bitencourt, de 5 anos, a natureza deixa o passeio “ainda mais bonito”.

As crianças moram no Lar Dona Nenê (instituição social do bairro Xaxim), e têm entre 5 e 12 anos. Tiverem a primeira experiência em viagem de trem e um dia agitado na cidade histórica de Morretes.

De acordo com o supervisor de ação social do IPCC, Rodolfo Schneider, a atividade desperta a curiosidade pelo novo e pela cultura do nosso estado. “As crianças saem do ambiente em que estão acostumadas para um dia de sonho. Tudo é novo e bonito, aprendem muito e ficam curiosas para buscar ainda mais”, afirmou.

Para a diretora do Lar do Nenê, Neira Carmem Araújo da Silva , o passeio foi uma experiência única, que faz com que os pequenos valorizem também a natureza que os cerca. “Eles ficaram maravilhados com a Mata Atlântica e os animais que vivem nela”, comentou.

Vagão Cultural

Além da parceria que garante o passeio de trem, o Instituto Pró-Cidadania e a empresa concesssionária do trecho estão juntos no projeto Vagão da Cultura. É uma iniciativa que pretende resgatar a memória histórica da ferrovia Paranaguá-Curitiba e também disseminar a cultura e a leitura, proporcionando conhecimento e informação gratuita para a comunidade.

Cerca de 600 crianças atendidas pelo Instituto participam uma vez por semana das atividades do Vagão Cultural, que além de um espaço para as artes, busca transmitir valores de respeito à natureza, através da fauna e flora da maior área preservada da Mata Atlântica Brasileira, localizada às margens da ferrovia paranaense.

Leia também
Comentários
Carregando...