Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Diretor do Hospital Regional explica: “Estamos todos além do limite”

O diretor-geral do Hospital Regional do Litoral (HRL), em Paranaguá, Giovani de Souza, informou ao Correio do Litoral, neste domingo (7), que as novas UTIs Covid que haviam sido criadas na semana anterior receberam os profissionais necessários e passaram a funcionar neste sábado (6).

Mas mesmo assim, como comenta em seu perfil no Facebook e confirmou ao jornal, as ampliações não estão sendo suficientes para atender ao aumento de casos de covid-19 na região.

Ao confirmar que é o “momento mais difícil da pandemia”, e relacionar os investimentos no HRL, desabafa: “Nós fizemos nossa parte, mas, mesmo assim, está muito difícil”. Em duas postagens, o diretor resume a situação de “um dos 5 maiores hospitais públicos do Paraná”, “próprio da Secretaria de Estado da Saúde” e “100% SUS”, conforme destaca.

“Iniciamos a pandemia no Hospital Regional do Litoral Paranaguá com 14 leitos de UTI numa região com 300 mil habitantes”, relata. O HRL tem hoje 44 leitos UTI. Destes 30 foram criados para a covid-19, como explica em outra postagem do dia 5, em que faz um resumo de 1 ano de pandemia.

No Hospital Regional do Litoral para enfrentamento começamos com:
10 leitos de UTI Covid-19
+ 10 leitos de Enfermaria Covid-19
+ 14 leitos de UTI Geral.
Hoje estamos com:
30 leitos UTI Covid-19 (5 leitos UTI passaram a funcionar no sábado com a chegada de profissionais)
+ 25 leitos Covid-19 enfermaria
+ 14 leitos de UTI Geral
Taxa ocupação UTI Covid-19 100%
E enfermarias com 90% de ocupação.

Giovani de Souza também lembra que a unidade atende os sete municípios litorâneos e o aumento da população durante o verão – “1 milhão de habitantes na região”.

“Além de ser referência covid-19, somos referência em gestação de alto risco com 7-10 leitos de UTI neonatal, traumatoortopedia, neurocirurgia, cirurgia geral, pediatria, serviços de laboratório, agência transfusional, tomografia, RX, endoscopia, colonoscopia, ecografia, ecodopller, todos 24 horas 7 dias por semana”.

Na postagem de hoje, Giovani de Souza resume que “toda região precisa de vaga (e) estamos todos além do limite”.

Citações foram revisadas da linguagem da rede para a linguagem do jornalismo e atualizadas com as novas informações.

Leia também