Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Agricultores apontam potencialidades do entorno da PR 508

motiro-set2014Agricultores elaboram mapa que destaca as potencialidades e dificuldades do entorno da rodovia PR 508 (Alexandra – Matinhos)

No dia 25 de setembro, a equipe do Projeto SAL (Sistema Agroalimentar Localizado), da cooperativa Motirõ, reuniu-se com os agricultores e pequenos empreendedores do entorno da PR 508 para o II Café Paranaguara. O encontro foi no Restaurante e Lanchonete Andrioli, localizado a margem da PR-508 do casal de beneficiários Gabriel e Josefa Petriv.

Esse encontro teve como objetivo a confecção coletiva do mapa social da região das colônias, área rural do município de Paranaguá, partindo para a elaboração da perspectiva, de como os moradores veem a região onde moram.

Cada agricultor já havia recebido nas semanas anteriores ao Café uma visita onde a equipe técnica explicou a proposta da confecção do mapa e entregou a cada família um modelo em menor escala idêntico ao do mapa oficial, com apenas os pontos fixos para auxiliar na localização, como estradas e rios. Isso deu ao agricultor tempo de pensar sobre a região onde vive e se preparar para a discussão e confecção no dia do encontro.

Como acordado com os participantes, o II Café Parnanguara contou com uma mesa repleta de alimentos produzidos pelos mesmos. Antes de iniciar a ceia os presentes realizaram uma oração de agradecimento e logo após a alimentação deram sequência as atividades. A equipe do projeto SAL iniciou apresentando a programação da noite e incitou a discussão sobre as potencialidades da ferramenta de Mapeamento Social. Ressaltando a importância da metodologia proposta que é muito utilizada em comunidades que tenham por finalidade evidenciar conflitos, problemas coletivos, mas também é utilizada para representar as potencialidades e perspectivas futuras dos moradores da região. Os presentes relataram o interesse em utilizar a metodologia visando contribuir para a elaboração do plano de desenvolvimento do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Paranaguá – CMDR.

Dando sequência a atividade os participantes puderam visualizar o território rural de Paranaguá, e outras regiões do mundo através da ferramenta Google Earth. A equipe técnica e o grupo de beneficiários dialogaram a respeito de construir junto com a comunidade um evento capaz de trazer visitantes de diversos lugares do Brasil, a fim de realizar uma caminhada na região, conhecendo as belezas locais e adquirindo produtos da agricultura local.

O Evento teria como ferramenta a inserção no calendário das “Caminhadas na Natureza”. Esta oportunidade foi avaliada de forma positiva pela comunidade e a discussão será aprofundada em reunião específica, agendada em parceria com o Instituto EMATER para o dia 20 de Outubro.

Posteriormente cada beneficiário foi convidado a apresentar o que conseguiu registrar em conjunto com sua família e inseriram estas informações em um grande mapa, confeccionado anteriormente pela equipe do projeto. A atividade proporcionou aos presentes debater sobre as potencialidades locais e sobre a importância da cooperação entre os moradores para o desenvolvimento do território.

O evento encerrou com uma avaliação sobre a atividade e os acordos parar dar sequência a mesma. O III Café Parnanguara será realizado na propriedade Recanto dos Coqueiros, residência do casal Dona Marta e sr. Zequinha, como são conhecidos pela região no dia 30 de outubro, quinta-feira.

Texto e foto: Caroline Mendonça – http://www.motiro.org/noticias-projeto-sal/agricultores-elaboram-mapa-que-destaca-as-potencialidade-e-dificuldade-do-entorno-da-pr-508-alexandra-matinhos.html

Leia também