Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Prefeitura de Guaratuba incentiva cultivo de robalos

robalo-marcelo-cppom
Produtor Marcelo da Silva soltando os animais no seu tanque

O Centro de Produção e Propagação de Organismos Marinhos (CPPom), da Prefeitura Municipal de Guaratuba está testando com produtores locais a viabilidade da instalação de empreendimentos de pesque-pague com a espécie robalo.

A espécie foi escolhida por se tratar de um peixe de elevado valor econômico e com ótimas características para pesca esportiva.

Neste primeiro momento a propriedade de Marcelo da Silva localizada na rodovia Máximo Jamur (PR 412) foi selecionada para receber os primeiros 50 exemplares, que pesaram em média 800 gramas.

Os resultados serão analisados e servirão para planejar a próxima produção em 2015, ano que o CPPom pretende ampliar para todo o município o programa de fomento para produção de robalos.

Para o produtor Marcelo da Silva “é muito importante este trabalho inicial da Prefeitura fazendo testes, para que os produtores tenham mais confiança e menos riscos quando entrarem no programa”.

Já o secretário Municipal de Meio Ambiente, Vicente Cláudio Variani, destaca que além da nova alternativa de renda para os produtores rurais, o beneficio maior será o ambiental, uma vez que diminuirá a pressão sobre o estoque natural da espécie na baía de Guaratuba.

Leia também