Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Matinhos planeja testagem em massa com teste de covid da UFPR Litoral

Parceria foi tratada em reunião virtual entre a Prefeitura de Matinhos, UFPR Litoral e Câmara de Vereadores

A Secretaria Municipal da Saúde de Matinhos anunciou uma parceria com a UFPR Litoral para produção de testes de detecção da covid-19 que serão usados na testagem em massa da população. O assunto foi discutido em uma reunião online, na última quarta-feira (24).

Os testes desenvolvidos na universidade pela equipe do professor Luciano Huergo apresentam o diagnóstico ao paciente em menos de 15 minutos. A agilidade da detecção da contaminação pelo vírus tem sua relevância no fato de que pessoas infectadas podem transmitir o vírus mesmo na ausência de sintomas.

A UFPR explica que, apesar de apresentar o resultado em pequeno espaço de tempo, não se trata de um teste rápido, mas de um teste laboratorial com efetiva precisão de resultados e custo significativamente acessível. Quando foi desenvolvido, em junho de 2020, calculava-se um custo unitário de cerca de R$ 10,00.

Participaram da reunião o secretário da Saúde de Matinhos, Paulo Henrique de Oliveira, o presidente da Câmara Municipal, vereador Mário Braga; a diretora da UFPR Litoral, professora Elisiani Tiepolo; o vice-diretor da UFPR Litoral, professor Lourival Fidelis; o procurador-geral do Município, Ronysson Antônio Pontes e o professor Luciano Huergo, coordenador do projeto desenvolvedor do teste.

Professor Luciano Huergo (à direita) e estudante Marcelo Conzentino (à esquerda), no início das pesquisas, em maio de 2020

Com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Matinhos e UFPR Litoral

Leia também
Comentários
Carregando...