Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Câmara homenageia pescadores que salvaram bombeiros

Na tarde do dia 23 de fevereiro deste ano, um grupo de 16 alunos do Curso de Formação de Oficias do Corpo de Bombeiros saiu da Praia Mansa de Caiobá, em Matinhos, em direção a Caieiras, em Guaratuba, em mais uma travessia a nado da baía.

Surpreendidos por uma maré vazante, foram arrastados em direção ao alto-mar. Para complicar, caiu uma chuva com trovoadas. 

Os alunos bombeiros foram salvos por pescadores que estavam ali perto. De barco, eles ficaram rodeando a barra da baía de Guaratuba até resgatar 14 deles. Um jetski e helicóptero foram mobilizados para procurar os outros dois, que acabaram chegando à praia, exaustos. 

Os três pescadores: Anderson Souza Ignácio, Pedro Henrique Tavares e Waldomiro Leandro do Rosário foram homenageados na semana passada na Câmara de Vereadores. Eles receberam uma Moção de Aplausos de todos os vereadores que assinaram e aprovaram a moção, apresentada pelo vereador Ricardo Borba. 

A homenagem aconteceu na sessão de segunda-feira (17). Waldomiro não pode comparecer. No mesmo dia, a Câmara aprovou, em votação única, uma Moção de Apoio, de iniciativa do vereador Itamar Cidral, ao Coletivo Humanidades, organização de professores que têm atuado contra a redução das horas de aula de Arte, Filosofia e Sociologia no Ensino Médio do Paraná. 

Correção: Corrigimos a informação publicada anteriormente de que os alunos se tratavam de guarda-vidas. Apesar de isto estar escrito nas camisetas que usavam, eles só serão guarda-vidas após conclusão do curso específico.

Benefícios fiscais

O projeto de maior impacto do dia, ficou um pouco esquecido, mas também foi aprovado por unanimidade, confirmando a disposição da Câmara em favor das boas políticas, independente das questões partidárias. 

Em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 1.532, de autoria do prefeito Roberto Justus, que concede benefícios fiscais aos microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas e aos autônomos que estão sofrendo queda de receita durante a pandemia. O projeto foi aprovado em segundo turno e agora segue para sanção do próprio Executivo. Leia mais sobre o projeto nesta semana.

Comissão Especial da Covid

No início da sessão, o primeiro-secretário da Mesa Diretora, vereador Fabiano da Caieiras, deu entrada ao relatório final da Comissão Especial da Câmara, da qual foi presidente e que também era composta pelos vereadores Itamar Cidral e Felipe Puff e que concluiu seus trabalhos. 

O documento contém 11 páginas sobre as atividades as conclusões em 60 dias de trabalhos. Leia:

Leia também