Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Operação Carnaval no Litoral contará com caminhões da Copa

A Polícia Militar inicia às 18h desta sexta-feira (13) a operação “Carnaval 2015” em todo o Estado do Paraná. A Operação segue até a Quarta-feira de Cinzas (18), antecipando o final da Operação Verão, que deveria terminar no domingo (22).

No Litoral, onde a PM espera a presença de 1,5 milhão de pessoas, haverá monitoramento de alta tecnologia e uso de aeronaves.

O litoral contará com o caminhão que possui câmeras com tecnologia infravermelho, televisores, telefones e terão geradores de uma rede sem fio (wi-fi). Os equipamentos foram cedidos pelo governo federal ao Paraná antes da Copa do Mundo de Futebol, em 2014. Eles são adaptados com sistemas de comunicação, videomonitoramento e gestão de eventos. “Este equipamento nos auxiliará, por exemplo, nos flagrantes de tráfico de drogas e confusões”, afirma Nivaldo.

Em Guaratuba, a Polícia Militar também terá acesso ao sistema de monitoramento por câmeras de segurança da Prefeitura.

De acordo com o subcomandante-geral da PM, coronel Nerino Mariano de Brito, a operação contará com apoio de órgãos municipais, estaduais e federais como “Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil e Federal, Vigilância Sanitária e outras forças de segurança pública”.

“Próximos aos desfiles e trios elétricos (no Litoral) serão feitos policiamento ostensivo e de trânsito, bem como nas cidades que possuem bailes públicos”, afirma o major Nivaldo Marcelos, comandante do 9º Batalhão da PM e coordenador operacional da “Operação Verão”. Serão fiscalizados a poluição sonora (perturbação do sossego e da tranquilidade) e a embriaguez ao volante, além de outros crimes e infrações.

Também será intensificado o policiamento de trânsito nas cidades e estradas para prevenção de acidentes e a repressão às infrações de trânsito. “Para isso, serão feitos isolamentos e desvios de tráfego nos locais que apresentem esta necessidade”, destaca o subcomandante-geral. Participarão da Operação Carnaval no litoral os policiais militares atuantes na Operação Verão, além do reforço específico para este período.

Com informações de Marcia Santos / PMPR
Foto: PMPR
Leia também