Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Prefeitos do Litoral criam fórum permanente de cidade digital

Os municípios do Litoral do Paraná criaram um fórum permanente para trocar informações e promover ações conjuntas na área da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

A decisão foi tomada durante o I Fórum Regional de Cidades Digitais do Litoral, realizado na quinta-feira (26), em Morretes, resultou na criação de um fórum permanente entre os gestores públicos da região com o objetivo de trocar informações e que estes possam promover ações conjuntas na área da tecnologia da informação e comunicação (TIC).

“Isso vai fazer com que a gente consiga dar continuidade e estar conectado com os profissionais das outras prefeituras que podem junto com a prefeitura de Morretes tocar esse projeto. A partir do momento que demos o start, não tem mais porque a gente parar. Um evento desta natureza mostra para a comunidade que a gestão municipal tem se preocupado com isso. Tem que acontecer, dar resultado”, disse o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Morretes, Tacio Walace Barros.

Representantes das sete cidades da região e de outros cinco municípios participaram do evento desta quinta, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Associação dos Municípios do Litoral e Prefeitura de Morretes.

Para o diretor de Informática da Prefeitura de Pontal do Paraná, Antonio Silvano Junior, o Fórum foi importante para conhecer as iniciativas de outras localidades que podem ser aplicadas no município. “Não sabia que tinham essas qualidades aqui dos outros companheiros das prefeituras. O Fórum permanente vai contribuir porque cada um tem suas experiências, algo para apresentar e dessa maneira, unida, é mais fácil adquirir tecnologia e trocar informações. Acho que esse é o caminho”, avaliou.

A prefeita de Guaratuba e presidente da Amlipa (Associação dos Municípios do Litoral Paranaense), Evani Justus, adiantou a intenção de utilizar os recursos da tecnologia da informação e comunicação no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (Cislipa). O diretor de TI de Pontal concorda com a iniciativa, que começou a ser articulada no evento. “Excelente. Tem que ser assim. Deveria estar interligado para que a gente possa saber o que se passa dentro da nossa Saúde. Assim, é possível fazer melhores investimentos. Isso vai diminuir os custos para os próprios municípios, pois hoje em dia ninguém trabalha sozinho. É preciso ter as parcerias”, completou Junior.

Na opinião do diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, as expectativas para o Fórum de Cidades Digitais do Litoral foram superadas. “Prefeitos e gestores públicos falaram sobre seus projetos, suas realidades, seus planejamentos. Conheceram experiências inovadoras, compartilharam informações também com gente de outras regiões do Paraná e de São Paulo. Saíram convictos de que o uso da tecnologia vai contribuir – e muito – para o desenvolvimento. Como desdobramento, um fórum permanente de cidades digitais do Litoral servirá para muitas coisas que já começaram ao final do dia a ser planejadas. Inovações logo vão aparecer”, afirmou Marinho.

Fonte e foto: Rede Cidade Digital
Leia também