Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Greve é suspensa mas atraso em obras impede volta às aulas na Unespar/Paranaguá

Foto: Sindunespar Seção Sindical
Foto: Sindunespar Seção Sindical

Professores e servidores técnicos administrativos de algumas universidades estaduais decidem suspender a greve, mas o retorno das aulas do campus de Paranaguá da Unespar ainda depende da conclusão de obras que o Governo do Paraná não concluiu.

Em assembleia realizada no campus na tarde desta quinta-feira (12), a Seção Sindical dos Docentes Universitários de Paranaguá deliberou pela suspensão da greve. A categoria mantém o “estado de greve” a espera que o governo cumpra as promessas feitas aos diversos sindicatos que reúnem professores e demais servidores das instituições de ensino superior do Estado.

Uma pauta de demandas específicas do campus de Paranaguá será apresentada nos próximos dias ao reitor Antônio Carlos Aleixo e à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A partir daí se iniciará com o governo o processo de negociação das questões locais.

O Conselho de Campus se reunirá na próxima terça-feira (17), às 14h, para discutir as condições do campus e o retorno às aulas.

O campus de Paranaguá deveria receber diversas reformas durante as férias, mas o governo deixou de pagar empresas contratadas e as obras foram paralisadas. Segundo o jornal Diário do Comércio e o Blog da Luciane, salas e banheiros estão com piso quebrado, muita sujeira e sem condições de uso. Os dois veículos informam que a Seti vai propor que as aulas aconteçam em três escolas da cidade: Colégio Estadual Helena Sundim, Instituto de Educação e Colégio Estadual Faria Sobrinho.

“Quanto às obras, o secretário da pasta (João Carlos Gomes) tenta junto à Secretaria de Estado da Fazenda a liberação dos valores. Duas empresas têm notas já apresentadas num valor aproximado de R$ 60 mil que já foram encaminhadas à Fazenda para pagamento. Uma terceira empresa depende de documentação para que o encaminhamento seja feito”, informam o DC e o Blog.

Abaixo, vídeo produzido no final de fevereiro pelo Diretório Central dos Estudantes da Unespar/Paranaguá

Leia também