Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Alunos da Unespar fecham PR 407 para cobrar volta às aulas

Foto: Celso WistubaAlunos da Unespar em Paranaguá fecharam o trânsito na PR 407 na tarde deste sábado (21) para denunciar que continuam sem aulas por falta de condições do campus.

Alunos e alguns professores portaram cartazes denunciando a situação e cobrando uma resposta do governador Beto Richa. O fechamento da rodovia que liga a BR 277 a Pontal do Paraná ocorreu em intervalos de cinco minutos entre as 14h e as 16h.

O ato foi apelidado de 2º Carteiraço em referência à primeira manifestação, ocorrida durante a greve dos professores e funcionários, quando professores e estudantes colocaram carteiras na rua em frente a Unespar e realizaram um debate. A primeira foi convocada pelo comando de greve. Esta segunda, pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) 29 de Julho.

A greve nas universidades estaduais aconteceu por causa de salários, pela tentativa do governo de retirar direitos e de promover cortes nos recursos para o ensino superior. A greve foi suspensa na maioria dos campus no dia 12 de março.

Hoje, todas as universidades estaduais já retomaram as aulas enquanto aguardam que o governo cumpra as promessas feitas para suspender a greve. Menos em Paranaguá. No final do ano passado, o governo iniciou reformas no campus que eram urgentes, mas deixou de pagar a empresa contratada. O serviço foi suspenso em novembro antes de os banheiros receberem rebocos e acabamento. Muitas salas de aula tiveram o piso retirado e o entulho sequer foi retirado.

O Conselho do Campus se reúne na quarta-feira (24) para definir o que os professores e a direção irão fazer. No mesmo dia, acontece a assembleia dos estudantes.

Foto: Wistuba Junior
Leia também