Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Baleia jubarte é encontrada morta em praia de Matinhos

Uma baleia da espécie jubarte foi encontrada morta em praia de matinhos, na manhã deste sábado (18). Segundo moradores que o avistaram, o animal deve medir cerca de 15 metros e pesar mais de 40 toneladas.

A baleia foi encontrada no balnéario Costa Azul, já em estado de decomposição. O biólogo Fabiano Faria Cardoso, morador de Matinhos, disse que o animal deve ter morrido há dias. “O estado de decomposição está bastante avançado. Ela deve ter morrido há alguns dias e a maré a trouxe para a praia. Pelo menos de forma aparente, não há sinais de alguma agressão”.

Por volta das 13 horas, um trator da prefeitura começou a recolher o animal. Até o momento, ninguém sabe como a baleia morreu.

Os machos da espécie Jubarte costumam medir de 15 a 16 metros; as fêmeas, de 16 a 17. O peso médio é de aproximadamente 40 toneladas, sendo que o maior exemplar já visto possuía 19 metros.

É uma espécie protegida desde 1967 e a estimativa é de existam de 30mil a 65 mil indivíduos no mundo.

As baleias-jubarte costumam ser solitárias ou vivem em grupos efêmeros que duram apenas algumas horas. Os agrupamentos são mais estáveis no verão, quando cooperam entre si para fins alimentares.

Com informações da Rádio Banda B e Jornalismo da Ilha
Foto acima: Fabiano Cardoso / Jornalismo da Ilha – Fotos da sequencia: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Matinhos / Comunica Matinhos
Leia também