Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Guaraqueçaba adia casamento coletivo

Na madrugada desta quinta-feira (6) chuvas torrenciais e fortes ventos afetaram o município de Guaraqueçaba danificando a estrutura montada na praça William Michaud que sediaria o Casamento Coletivo ao ar livre agendado para hoje as 15h.

Foram cogitadas outras alternativas para realização do tão sonhado dia do “sim” para 47 casais, as opções seriam, a realização do Casamento Coletivo no Ginásio de Esportes do Colégio Estadual Prof. Marcílio Dias ou ainda no salão social da Igreja Assembleia de Deus, porém por não ser ao ar livre o evento foi adiado pelos próximos 15 dias.

Pandemia

Devido o resultado positivo de testes rápidos realizados em 46 turistas que estavam em Ilha de Superagüi durante as festividades de fim de ano, as equipes da Secretaria de Saúde realizaram a coleta do teste SWAB nasofaringeo e encaminharam ao Lacen (Laboratório Central do Estado) na última terça-feira (4). Com a estimativa de tempo de emissão dos laudos desses exames a Prefeitura de Guaraqueçaba, como medida preventiva e baseada nos resultados dos testes rápidos, optou por emitir um decreto colocando a ilha de Superagüi em quarentena e iniciou a imediata evacuação dos turistas e sanitização dos estabelecimentos da Ilha.

A ação rápida da prefeitura permitiu que a disseminação do vírus fosse contida e até a presente data não foi registrado nenhum caso de infecção pelo coronavírus em nenhuma das demais 25 comunidades insulares, nem nas 19 comunidades rurais, bem como na Sede onde seria realizado o Casamento Coletivo.

O Boletim Epidemiológico do Site da Prefeitura mostra que não foram registrados sequer casos suspeitos desde então.

Decisão de cancelamento

Mesmo com os bons dados estatísticos, a Prefeitura de Guaraqueçaba em uma decisão conjunta com o TJPR, por meio de mensagens de Whatsapp trocadas entre o executivo municipal e a desembargadora Joeci Machado Camargo, optaram por não realizar o evento nos próximos 15 dias. Devendo, em breve, ser divulgada nova data por meio da Assessoria de Comunicação e Imprensa do Município.

A desembargadora Joeci Machado Camargo diz que faz questão de vir pessoalmente à Guaraqueçaba para a realização do Casamento Civil Coletivo. Ela é a idealizadora do Programa Justiça nos Bairros iniciado no Estado do Paraná em 2003. Em Guaraqueçaba, o programa foi realizado no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) no final do ano de 2021.

Alternativa para os casais

Alguns casais de comunidades rurais e insulares que já estavam na sede do município para oficializarem a sua união, terão o casamento consolidado no dia de hoje no Cartório de Guaraqueçaba, mediante agendamento prévio. 

A cartorária Elenise Maria do Nascimento informa que serão realizados os casamentos nas dependências do cartório no dia de hoje, somente em casos específicos de dificuldade de deslocamento entre comunidades e com prévio agendamento através do telefone (41) 3482-1032. 

Elenise Nascimento pede para que tanto os noivos quanto demais usuários do serviço cartorário, não compareçam sem agendamento prévio, e que evitem levar convidados evitando assim aglomerações no pequeno espaço do cartório. Ela lembra ainda que é obrigatório o uso de máscaras nas dependências do estabelecimento.

A secretária de Ação Social e Assuntos da Criança, Adolescente e da Família, Jeiciane Camargo, lamenta ter de cancelar o Casamento Coletivo. “É muito triste termos que cancelar um evento tão esperado por tantas famílias”, disse. “Temos casais que convivem maritalmente há anos e sempre sonhavam oficializar a união, porém a burocracia e os custos tornavam esse sonho intangível. Hoje conseguimos proporcionar isso a eles. Nossa equipe inclusive preparou um lindo bolo de casamento para os noivos”. 

“Por outro lado estamos felizes porque já está tudo encaminhado e nova data será marcada, e garanto que será ainda melhor, quem sabe um dia ensolarado e sem risco de contágio, em uma situação onde os convidados dos noivos possam participar e o tempo nos proporcione lindas imagens da baía de Guaraqueçaba como plano de fundo deste sublime momento da vida de um casal”, completou a secretária.

Leia também