Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Gincana Cultural no Joaquim Mafra ganha destaque

Participantes criam músicas funk sobre o Colégio Joaquim da Silva Mafra e a Gincana Cultural. Foto: Divulgação IC
Participantes criam músicas funk sobre o Colégio Joaquim da Silva Mafra e a Gincana Cultural. Foto: Divulgação IC

A Gincana Cultural realizada pela professora de educação física do Núcleo de Iniciação ao Voleibol de Guaratuba, Cássia Graciotto, deu o que falar no Colégio Estadual Joaquim da Silva Mafra, sede das aulas de minivôlei da cidade. Esta foi a abertura da reportagem publicada no Instituto Compartilhar, do técnico Bernardinho.

A matéria foi publicada no mesmo dia do evento, sexta-feira (17), que fez parte da Semana Cultural do Colégio que envolveu todas as disciplinas. Leia o restante:

Cerca de 470 crianças, adolescentes e professores de diversas disciplinas participaram da brincadeira realizada no dia 17 de julho, durante a Semana de Integração Escola Comunidade. Na oportunidade, os alunos do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná exerceram na prática os valores cooperação, responsabilidade, respeito e autonomia da Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol e em um contexto diferente do que estão acostumados, ou seja, fora das quadras.

Ao todo foram formadas sete equipes, cada uma delas com integrantes de idades diferentes, divididas pelas cores azul claro, azul escuro, verde claro, verde escuro, lilás, branco e rosa, esta última formada apenas por alunos do projeto. Para promover a integração – principal objetivo da gincana –, a distribuição das faixas coloridas foi feita dentro das salas de aulas e, ao tocar o sinal, todos seguiram em direção ao pátio para encontrar os colegas e os professores que estavam na mesma equipe. Neste momento, o colégio já estava tomado de alegria e empolgação e prosseguiu assim até o fim.

Equipes campeãs são premiadas com squezees e mochilinhas do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná, camisetas da fanfarra do colégio e muitos doces – Foto: Divulgação IC
Equipes campeãs são premiadas com squezees e mochilinhas do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná, camisetas da fanfarra do colégio e muitos doces – Foto: Divulgação IC

A gincana foi composta por 22 provas. A maioria delas envolveu conhecimento gerais, de filmes, desenhos e cantores. Os alunos do projeto auxiliaram a professora Cássia recolhendo as respostas das provas de cada equipe e tabulando resultados. O último desafio da garotada foi criar uma música de funk sobre o Colégio Joaquim da Silva Mafra e a Gincana Cultural. O objetivo foi criticar as letras pejorativas deste estilo musical e, ao mesmo tempo, mostrar outras que são compostas por conteúdos educacionais, como é o caso da música “Não foi Cabral”, que questiona a história do descobrimento do Brasil.

O professor de ciências do colégio, José Sobrinho, aprovou a atividade recreativa e confirmou que o evento atingiu o objetivo principal: “a integração entre os alunos e os professores ocorreu de maneira expressiva”. José explicou que muitas das crianças e adolescentes presentes não conversavam com os educadores e, após a gincana, passaram a se relacionar melhor. A professora Cássia destacou outro ponto importante: o clima de competição entre as equipes não se sobrepôs ao respeito entre elas. “Todos competiram pelo prêmio, mas aplaudiram a vitória das outras equipes”, afirmou.

Equipes campeãs são premiadas com squezees e mochilinhas do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná, camisetas da fanfarra do colégio e muitos doces.

Quanto aos alunos do Núcleo Guaratuba, da equipe rosa, Cássia observou que estavam animados do início ao fim da gincana e que o evento possibilitou que eles praticassem os valores ensinados nas aulas de minivôlei. “As três turmas do projeto trabalharam como uma grande equipe”, avaliou. Os campeões da gincana ganharam uma cesta de prêmios, que continha squezees e mochilinhas do projeto, camisetas da fanfarra do colégio e muitos doces.

Cerca de 470 crianças, adolescentes e professores participam das brincadeiras organizadas pelo Núcleo Guaratuba – Foto: Divulgação IC
Cerca de 470 crianças, adolescentes e professores participam das brincadeiras organizadas pelo Núcleo Guaratuba – Foto: Divulgação IC

 

Texto e fotos: Divulgação IC

Parceiros do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Unilever. Via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.

Leia também