Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Taxista de Paranaguá é preso por exploração de adolescentes

Imagem: RPC TV
Imagem: RPC TV

A Polícia Civil prendeu na noite desta quarta-feira (12) um taxista de 56 anos no momento que ele levava dois caminhoneiros e quatro mulheres para um motel em Paranaguá. As mulheres foram liberadas por serem maiores de idade, entretanto a polícia diz haver provas de que o taxista explorava menores de idade. As informações são do jornalista Oswaldo Eustáquio, da Gazeta do Povo.

A prisão foi uma das ações da Operação Ícaro, deflagrada pela Polícia Civil, após trinta dias de investigação da Comissão de Defesa da Criança, do Adolescente e do Idoso (Criai) da Assembleia Legislativa do Paraná, na cidade de Paranaguá que flagrou casos de exploração sexual de menores na região portuária e enviou as provas a Polícia Civil e ao Ministério Público (MP).

O deputado Leonaldo Paranhos (PSC), presidente da Comissão, apresentou provas à Polícia Civil que foram colhidas nos dias da investigação de que menores de idade eram exploradas sexualmente na região portuária pelo taxista preso. “Nestes dias que a nossa equipe ficou em Paranaguá, flagramos cenas muito tristes. Desde adolescentes sendo exploradas nas ruas próximas ao Porto por R$ 5 até este agenciamento e indução a prostituição velada de meninas se utilizando uma concessão pública (dos táxis) para este abuso”, disse o deputado.

Operação

De acordo com o delegado da 1.ª Subdivisão Policial de Paranaguá, Itálo César Sêga, mulheres e adolescentes eram oferecidas de dentro dos táxis aos caminhoneiros no entorno do Porto de Paranaguá para realização de programas por R$ 150. O taxista ficava com parte do dinheiro do programa. Para conseguir mais “clientes”, o suspeito distribuiria cartões de visita com fotos de mulheres nos postos de gasolina na avenida que dá acesso ao Porto e nos bares na região. “Venha se divertir e passar momentos agradáveis com mulheres de 18 a 25 anos. Atendemos festas em todo o litoral”, informa o cartão com o telefone do taxista, que oferecia o programa das meninas do táxi de forma explícita nestes locais.

Ele foi indiciado pela prática do crime de rufianismo (art. 230 do Código Penal), que é tirar proveito da prostituição alheia. Ele também está sendo investigado pelos crimes de favorecimento da exploração sexual de menores de idade e também por associação criminosa. Em 2007 o taxista já havia sido preso por oferecer duas adolescentes aos marinheiros no portão principal do Porto de Paranaguá também dentro do táxi.

Organização criminosa

O delegado disse à Gazeta do Povo que há indícios de que uma organização criminosa envolvendo outros taxistas pode ter se formado em Paranaguá para explorar sexualmente mulheres, inclusive menores de idade. “O taxista não agia sozinho. Sem dúvida outras pessoas serão apontadas neste crime no decorrer das investigações”, disse Ítalo.

Leia também