Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Barqueiros reclamam da velocidade de navios próximo à Ilha do Mel

A velocidade dos navios passando próximo ao destino indutor do Paraná, a Ilha do Mel, é alta e provoca problemas aos barqueiros e donos de lanchas de passeio. A informação é do Blog da Luciane. Leia a reportagem:

Os conteineiros estariam passando rápido perto da região. De acordo com alguns barqueiros do município, os mesmos já teriam reclamado sobre a questão na praticagem de Paranaguá, uma vez que os navios entram na região de Paranaguá auxiliados pelos práticos.

De acordo com a Norma de Tráfego marítimo e permanência nos portos de Paranaguá e Antonina , no capítulo 7, item 7.1.1 determina que, “durante o trânsito no canal de navegação, para o navio que demanda o porto, após ultrapassar o par de boias Nº 07 e 08, poderá variar a velocidade no fundo entre 14,0 (quatorze) a 8,0 (oito) nós. A velocidade poderá ser reduzida, caso não comprometa a segurança da navegação.

O comandante e o prático embarcado avaliarão esta condicionante durante a manobra.

Denúncia – Em caso de denúncia da norma desobedecida, a Capitania dos Portos do Estado do Paraná orienta ligar para a sede da instituição com algumas informações como localização e nome do navio para que a embarcação possa ser autuada.

O telefone da Capitania dos Portos é 3423-3033.

 

 

Fonte: Blog da Luciane – http://www.blogdaluciane.com.br/2015/09/barqueiros-reclamam-da-velocidade-de-navios-proximo-a-ilha-do-mel/

 

Leia também