Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Após audiência, Fatma verá viabilidade da termelétrica

Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Garuva
Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Garuva

Pouco mais de cem pessoas participaram, nesta segunda-feira (28), em Garuva, a audiência pública para apresentação e discussão com a comunidade do projeto e do Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da UTE Norte Catarinense, da Tractebel Energia.

O encontro, que faz parte do rito para obtenção da licença prévia, foi coordenado pelo presidente da Fatma (Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina), Alexandre Waltrick, e contou com a participação de exatamente 139 pessoas, que registraram seu nome na lista de presença, entre os quais o prefeito de Garuva, José Chaves, o representante da Secretaria de Desenvolvimento Regional, José Cardoso, os secretários de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do município, Marcelo Person e Paulo Roberto Schwartz (também vice-prefeito), vereadores, lideranças empresariais, imprensa e membros da comunidade.

Na primeira parte da audiência, Claudine Furtado Anchite, representante da Tractebel Energia, apresentou o mercado de geração de energia e as demandas no Brasil e na Região Sul, detalhou o projeto da Usina Termelétrica Norte Catarinense e falou da experiência do Grupo Engie (controlador da Tractebel) com a instalação de usinas termelétricas no Brasil e no mundo.

Na sequência, Ricardo Arcari, diretor da consultoria Sociambiental, mostrou à audiência que a escolha por Garuva foi feita depois de uma análise de dezenas de áreas e apresentou os impactos ambientais, sociais e econômicos avaliados para a construção do empreendimento.

Após um intervalo de 15 minutos para que os participantes formulassem perguntas sobre o empreendimento e o Rima, Alexandre Waltrick iniciou os debates. As principais questões da comunidade envolveram temas como a origem e a disponibilidade de água para o empreendimento, o desmatamento do terreno que deve sediar a usina, a emissão de gases e o ruído na região. Todas as questões foram respondidas de forma clara, objetiva e esclarecedora pelos dirigentes da Tractebel Energia.

Ao encerrar a audiência pública, o presidente da Fatma destacou que o órgão ambiental poderá receber, ainda nos próximos dias, questões da comunidade relativas ao projeto e ao Rima da UTE Nortecatarinense e que iniciará, a partir de agora, a avaliação da viabilidade do empreendimento.

UTE Norte Catarinense
É uma Usina Termelétrica de Geração de Energia Elétrica com gás natural como combustível. Terá capacidade instalada de 600 MW – energia elétrica equivalente ao consumo de uma população de 1,8 milhão de pessoas.

Se for implantada, ficará em uma área distante 5 quilômetros do centro de Garuva, próxima do acesso ao Palmital. O investimento, da ordem de US$ 700 milhões, vai gerar novas oportunidades de emprego e renda, aumento na arrecadação de impostos, qualificação de mão de obra, especialmente técnica e investimentos socioambientais na comunidade. Durante a obra, serão criados 337 postos de trabalho diretos e 678 indiretos nas áreas de construção civil e eletromecânica, num período de 32 meses. Na operação, serão 60 empregos diretos e 120 indiretos.

Tractebel Energia
É a maior empresa privada de geração de energia do país. Tem sede em Florianópolis e parque gerador composto por 28 Usinas em operação em 12 estados brasileiros. No total, conta com capacidade instalada de 8.765 MW, sendo 79% provenientes de hidrelétricas, 16% de termelétricas e 5% de complementares (PCHs, eólicas, térmicas, a biomassa e solar)

Consulta ao Rima
O Relatório de Impacto Ambiental da UTE Norte Catarinense continua disponível para consulta da comunidade nas bibliotecas públicas das cidades de Garuva, Itapoá, Guaratuba, Joinville e São Francisco do Sul.

O arquivo também pode ser acessado clicando aqui: Termelétrica em Garuva

 

 

Leia também