Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Encontro de gerações nas festas das crianças em Guaratuba

Festas antecipadas do Dia das Crianças mobilizaram voluntários e movimentaram Guaratuba neste final de semana.

A reportagem do CorreiodoLitoral acompanhou duas festas. Na tarde de sábado (10), a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura promoveu um encontro de gerações, na Praça Central.

Idosos do Centro de Convivências da Secretaria de Bem Estar e Promoção Social reviveram as brincadeiras de antigamente: danças e cantigas de rodas, corrida do saco e bambolê. Junto com os artesãos da Feirinha, serviram pipoca, contaram histórias, fizeram pinturas de rosto, distribuíram livros para leitura ou para colorir. Teve até os brinquedos moderninhos como piscina de bolinhas e o pula-pula. A Biblioteca Municipal distribui exemplares do livro infantil “Ueré”

Nem a pancada de chuva que felizmente durou pouco atrapalhou a festa. Um toldo montado pela prefeitura abrigou os que quiseram se proteger, mas teve criança (das mais diferentes idades) que continuou brincando mesmo na chuva rápida.

Carroceiros

No dia seguinte, domingo (11), do outro lado da cidade, um grupo pequeno de crianças participava da primeira ação social da recém-criada Associação dos Carroceiros do Carvoeiro e Bairros Adjacentes (Acarba).

Não faltou o encontro de gerações, com a presença dos pais e avós, alguns com décadas de trabalho utilizando carroças, primeiro como meio de transporte e principal veículo de frete na cidade, hoje meio para a coleta de materiais recicláveis. Com medo de serem extintos, eles se organizam e, enquanto lutam para a sobrevivência da categoria, lutam também pelo dia a dia e para a alegria das novas gerações.

Na festa, organizada em cima da hora, não faltou nada de doces e refrigerantes, e até brinquedos.

Leia também