Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Comunidade pesqueira de Guaratuba continua solidária após resgatar barco

Foto do barco publicada no grupo "100 Pescador"
Foto do barco publicada no grupo “100 Pescador”

O final da tarde desta quarta-feira (21) foi de comemorações e agradecimentos entre os pescadores de Guaratuba depois de três dias de trabalho intenso para salvar o barco D’ Borba, naufragado no domingo (18).

Com apoio de dezenas de pescadores, empresários da pesca, marinheiros e operadores de rádio, o resgate dos tripulantes foi feito já na noite do acidente. Na manhã de segunda-feira começou o trabalho para tirar a embarcação do fundo de uma laje das ilhas do Currais onde ocorreu o naufrágio. A tarefa durou dois dias inteiros até o barco emergir por completo.

Às 20h20 de terça ele começou ser rebocado de volta para casa. Por volta das 3h chegou à barra, canal estreito entre o mar aberto e a baía de Guaratuba. Neste momento, o barco afundou novamente, só ficando com a proa fora d’água. Ainda teve de esperar a maré alta para entrar na baía.

Pouco antes do meio-dia desta quarta o barco cruzou a barra e foi rebocado até as proximidades da empresa João Sulim Pescados. Aí começou outro trabalho: emergir o barco novamente, o que aconteceu no meio da tarde. Em seguida foi rebocado para um trapiche nas margens da baía, no bairro de Piçarras.

Agora começa o maior desafio do proprietário e mestre do barco, Moacir Margarida, o Moa, para tentar consertar a embarcação. No final da tarde, sua família enviou uma nota de agradecimento para o CorreiodoLitoral.com publicar. Nela, eles agradecem “todos os pescadores, os que cederam seus barcos, os que por terra também ajudaram”. No final, a família comemora a vitória que “parecia impossível” e diz que “a união faz a força”.

O que eles não sabiam ainda que naquele momento a comunidade pesqueira já organizava outras formas de ajudar a família. Pelo Whatsapp, já programavam fazer um bingo, uma rifa, um jantar. Uns programavam dormir depois de dias sem descanso, outros já estavam até procurando local para fazer um evento. O salão paroquial da igreja São José Operário foi a primeira sugestão.

Foto: CorreiodoLitoral.com / Gustavo Aquino - 14h desta quarta (21)
Foto: CorreiodoLitoral.com / Gustavo Aquino – 14h desta quarta (21)
Foto: CorreiodoLitoral.com / Gustavo Aquino - 14h30
Foto: CorreiodoLitoral.com / Gustavo Aquino – 14h30
Foto: Fagner Zenere / Grupo JS Pescados
Foto: Fagner Zenere / Grupo JS Pescados – 16h

 

 

Leia também