Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Litoral do Paraná tem 11 pontos impróprios ao banho

Foto: IAT / AEN

O segundo boletim de balneabilidade da temporada de verão 2022/2023, divulgado pelo Instituto Água e Terra (IAT), aponta melhoras em dois pontos considerados impróprios na última semana. 

Agora, as águas da altura do Porto de Cima (no rio Nhundiaquara, em Morretes) e o Terminal Turístico do Rio Paranapanema (no município de Primeiro de Maio, no Norte do Estado), são considerados aptos para banho e prática de esportes.

No Litoral, permanece impróprio ao banho a Ponta da Pita, em Antonina, e os 10 pontos de foz de rios e canais que desembocam no mar: em Guaratuba (7), Matinhos (1) e Pontal do Paraná (2). 

Nas festas da virada de ano, o Paraná conta com 55 pontos próprios para banho e prática de esportes. Ao todo, são monitorados 66 pontos no Litoral e nas Costas Oeste e Norte.

Os boletins de balneabilidade são disponibilizados toda sexta-feira pelo IAT, durante a temporada de verão, período em que há maior fluxo de usuários nos locais monitorados. As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas durante a semana no laboratório do Instituto, em Curitiba. Ao longo desta temporada do Verão Maior Paraná, serão emitidos nove boletins, até o dia 17 de fevereiro de 2023, na semana do Carnaval.

COMO SABER – Os locais próprios são marcados com bandeira azul e os impróprios com bandeira vermelha, indicando contaminação da água pela bactéria Escherichia coli, presente em fezes de animais e humanos. Esses locais podem ser danosos à saúde, com transmissão de bactérias, vírus, dermatite, diarreia, problemas respiratórios, entre outros.

É possível saber os pontos impróprios e próprios pelo site www.iat.pr.gov.br no menu Monitoramento/Balneabilidade, ou ainda baixar o APP “Balneabilidade Paraná”, disponível para celular Android no Google Play. O serviço é ofertado há mais de 30 anos e realizado no período de maior fluxo de veranistas. A análise das amostras de água é feita no laboratório do órgão ambiental, de acordo com a Resolução Conama nº 274/2000, e os resultados são divulgados de forma semanal.

Confira os boletins da Costa Oeste e Norte e do Litoral.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná terá ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Leia também