Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Com chuvas, Litoral do Paraná tem mais 7 locais impróprios ao banho

Bandeira azul na praia de Nereidas 26/jan/24 | foto: Correio do Litoral

O novo boletim das condições das praias informa que a balneabilidade do Litoral do Paraná atinge 66% dos locais monitorados. São sete locais impróprios a mais que na semana anterior, um aumento comum em períodos de chuvas, quando maior quantidade de água escorre para o mar.

O sexto boletim de balneabilidade foi publicado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAT) nesta quinta-feira (25) e foi divulgado pelo Governo do Estado no final desta manhã de sexta (26).

No total, o boletim mostra 59 pontos da orla. São 20 pontos impróprios ao banho e práticas esportivas, sendo que 10 são analisados semanalmente e 10 são permanentemente reprovados. Estes últimos são de foz de rios e de canais de drenagem que desembocam nas praias. “O IAT, inclusive, nem faz a medição desses pontos”, destaca o governo estadual, mas eles estão sinalizados com bandeira vermelha, e devem ser evitados num espaço de 100 metros de cada lado.

A sinalização, assim como a divulgação correta dos pontos impróprios, ajuda a prevenir doenças. De acordo com o IAT, o monitoramento das águas verifica se há contaminação por esgoto sanitário clandestino e indica a possibilidade de uso dos espaços públicos para atividades de lazer, como natação, mergulho e esqui aquático.

É medida a quantidade de Escherichia coli, uma bactéria existente no intestino dos seres humanos e animais de sangue quente. Quanto maior o número dessa bactéria na água, maior será a quantidade de esgoto e, consequentemente, maior a probabilidade da existência de organismos causadores de doenças.

Confira todos os locais impróprios ao banho, sinalizados com bandeira vermelha e que oferecem risco de doenças:

Guaratuba (10): esquerda das pedras (Caieiras), altura da rua Alois Cicatka (Praia das Pedras), rio Brejatuba (Praia das Canoas), galeria da rua Marechal Deodoro, canal da rua Clevelândia, canal do Camping Municipal (Brejatuba), rio das Pedras, rio do Tenente (Nereidas), rio Saí-guaçu e altura da rua Guairacá (Barra do Saí).
Matinhos (4): 500 metros do rio Matinhos e rio Matinhos (Flamingo); canal Caiobá e altura da rua Alvorada (Caiobá).
Pontal do Paraná (4): altura da avenida Principal e rio Olho D’água (balneário Olho D’água); altura das ruas São Luiz e Pará (Ipanema).
Ilha do Mel – Paranaguá (1): 250 metros à direita do trapiche (Encantadas).
Antonina (1): Ponta da Pita.

Leia também