Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Litoral do Paraná termina temporada com 73% de balneabilidade

Foto: Gustavo Aquino / Correio do Litoral

O oitavo e último boletim de balneabilidade do Instituto Água e Terra (IAT) na temporada 2023-2024 mostra que o Litoral tem 16 locais impróprios ao banho, um a menos do que na semana anterior. 

O ponto que melhorou fica na altura da rua Alois Cicatka, na Praia das Pedras, em Guaratuba. Agora são 42 locais considerados próprios para o banho, sinalizados com bandeira azul. 

Levando em conta todos os pontos sinalizados, como o Correio do Litoral faz, o índice de balneabilidade é de aproximadamente 73%. 

Dos 16 pontos impróprios ao banho, sinalizados com bandeiras vermelhas, 10 são permanentemente impróprios e ficam na desembocadura de rios e canais de drenagem. Conforme o Governo do Paraná destaca, “o IAT, inclusive, nem faz a medição desses pontos”. Mas eles também causam risco à saúde, devem ser evitados em 100 metros de cada lado e precisam ser conhecidos pelos banhistas. Por isso são sinalizados e constam do boletim elaborado pelos técnicos do órgão ambiental.

Confira os locais impróprios no último boletim do IAT:

Guaratuba (7): rio Brejatuba (Praia das Canoas), galeria da rua Marechal Deodoro, canal da rua Clevelândia, canal do Camping Municipal (Brejatuba), rio das Pedras, rio do Tenente (Nereidas), rio Saí-Guaçu (Barra do Saí).

Matinhos (4): 500 metros do rio Matinhos e rio Matinhos (Flamingo); canal Caiobá e altura da rua Alvorada (Caiobá).

Pontal do Paraná (3): altura do rio Olho D’água (balneário Olho D’água); altura das ruas São Luiz e Pará (Ipanema).

Ilha do Mel – Paranaguá (1): 250 metros à direita do trapiche (Encantadas).

Antonina (1): Ponta da Pita.

Costas Oeste e Norte – Nas prainhas de água doce do Interior, dos 17 pontos avaliados, 14 foram considerados adequados (82%). Os balneários de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Santa Helena, Itaipulândia, Missal e Marechal Cândido Rondon estão 100% próprios para banho. Na região Norte, o terminal turístico de Primeiro de Maio, no Rio Paranapanema, também tem bom índice de balneabilidade.

Houve uma única alteração no comparativo com o boletim da semana passada. Um ponto em Santa Helena voltou a receber bandeira azul, enquanto uma área em Entre Rios do Oeste passou a ser considerada inadequada para banhistas e esportistas.

Arquivos em PDF

Leia também