Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Banhistas jogam 22 toneladas de lixo por dia nas praias do Paraná

Em 13 dias de coleta de lixo nas areias, já foram retiradas 290 toneladas de resíduos das praias do Paraná.

O trabalho é feito pela Sanepar em 61 quilômetros de faixa de areia. Isto significa 22,3 toneladas ou 360 kg de lixo por quilômetro em cada dia.

A limpeza das praias é feita por coleta manual e mecânica, com o uso de carrinhos de mão e veículos de carga. Os coletores se dividem em grupos, que percorrem as praias das 10h às 13h e das 14h às 18h. O serviço envolve 155 pessoas nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná

À noite, são operadas seis saneadoras de areia que peneiram a areia seca, retirando resíduos como cacos de vidro, pregos, objetos cortantes e tampinhas de garrafa.

Todo o material coletado é disposto em pontos estratégicos para posterior coleta pela administração municipal. A limpeza das praias começou no último dia 23 e será feita até o dia 14 de fevereiro de 2016, fim de semana seguinte ao feriado de Carnaval.

Responsabilidade – Para o vendedor ambulante Valmir Arruda, que há 22 anos mora em Matinhos, todo o cuidado com o lixo na praia é pouco. Segundo ele, que cresceu na cidade, tem o pai pescador e trabalha há anos durante a temporada, cuidar do meio ambiente em que vive e trabalha é prioridade. “Eu vendo cerca de 50 a 60 cocos por dia e faço questão de ajudar a recolher o resíduo gerado pelo meu trabalho. Vejo que muitos banhistas também se preocupam e recolhem o próprio lixo, mas tem outra parcela que não age assim”.

Fonte: Comunicação Social Sanepar

Leia também