Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Inalterada boa balneabilidade no Litoral do Paraná

Foto: Joana Serra / IAP
Foto: Joana Serra / IAP

O 5º Boletim de Balneabilidade da temporada 2015/2016 repete os dados das semanas anteriores e mostra apenas dois pontos impróprios ao banho no Litoral. O boletim foi divulgado nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Dos 47 locais avaliados pelo IAP no Litoral, os únicos locais não recomendados aos veranistas são: a Ponta da Pita, em Antonina, e o rio Nhundiaquara, na altura do largo Lamenha Lins, em Morretes. Esses locais se apresentam como impróprios para banho desde o início do verão.

Monitoramento – O monitoramento da qualidade das águas no Litoral, Costa Oeste e Norte do Estado é realizado desde a criação do órgão ambiental. As análises são feitas com base na concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, que indica a possibilidade de contaminação por esgoto sanitário, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

As amostras de água são coletadas do mar e dos rios nos dias e locais que registram maior fluxo de banhistas. Além disso, são coletadas amostras de locais onde há maior probabilidade de contaminação, como saídas de galeria de águas pluviais e foz de rios no mar.

Os resultados positivos apontam a possibilidade de uso da água para atividades de lazer de contato primário, ou seja, não indicada para consumo.

Leia também

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More