Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Antes do Carnaval, ações contra dengue e lixo na praia em Guaratuba

Ações de cidadania, contra a dengue e o lixo na praia, acontecem na manhã deste sábado de Carnaval em Guaratuba.

Funcionários da prefeitura de diversas secretarias apoiam os agentes de endemias num mutirão de combate à dengue. Os grupos iniciaram as atividades por volta das 9h, partindo do Terminal Rodoviário. Estão percorrendo o Centro e alguns bairros.

Serão percorridos diversos bairros para levar orientações e relembrar os procedimentos necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor (Aedes aegypti). Guaratuba ainda não teve nenhum caso de dengue contraída no município (autóctone), mas já constatou neste ano quatro casos de pessoas contaminadas em outras cidades (casos importados).

Todos os casos estão sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde, que além do atendimento médico faz um procedimento de varredura em busca de focos do mosquito na região onde moram ou se hospedam as pessoas doentes.

Contra Lixo na Praia – Na orla da Praia Central, membros do Rotary Clube distribuem panfletos sobre os cuidados que os banhistas devem tomar com o lixo que produzem. Também distribuem sacolas para as pessoas recolherem seus resíduos.

Exposição filantrópica – Às 11h, a prefeita Evani Justus e o secretário de Administração Roberto Justus abrem, na Praia Central, a exposição de fotografias “Nas lentes do Rally – Por José Mario Dias”. Os trabalhos poderão ser vistos em um contêiner instalado no calçadão até o dia 14, no domingo após o Carnaval.

Ao final da exposição, as imagens serão leiloadas. A renda obtida será doada ao Hospital Municipal de Guaratuba. O projeto também visa oferecer mais um atrativo ao visitante, que junto com outros que vem sendo apoiados pela Prefeitura têm o objetivo de aumentar o período de permanência dos turistas na cidade.

Programação do Carnaval – O Carnaval de Guaratuba começa por volta das 23h deste sábado, na avenida 29 de Abril. No domingo (7) terá matinê para as crianças, a partir das 15h, em frente a Prefeitura, e à noite à festa com os trios elétricos.

Na segunda-feira (8), a comunidade do balneário Nereidas promove o Carnavalzinho para as crianças, a partir das 16h, no salão comunitário da rua México. à noite, os trios se juntam à tradicional Banda de Guaratuba.

Leia também