Professora do IFPR vence prêmio nacional com estudo sobre trabalho juvenil no Madero

A professora Kelem Ghellere Rosso recebeu o Prêmio “Mundos do Trabalho”, da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho, pela pesquisa realizada durante o seu período de doutoramento.
Kelem Rosso é coordenadora do curso de Ciências Sociais do Campus Paranaguá do Instituto Federal do Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – IFPR Paranaguá.
A tese, intitulada “Trabalhando no Madero: estratégias de controle e a centralidade do trabalho juvenil no capitalismo dependente”, foi defendida pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFPR, em 2022, sob orientação da professora Maria Aparecida Bridi.
O estudo parte da preocupação com as condições de trabalho da juventude brasileira na atualidade, analisando-as a partir do caso da rede de restaurantes, assim como análise da cadeia produtiva da empresa.
Os resultados da pesquisa apontaram para a persistência na atualidade de estratégias de controle sobre o trabalho que remontam o período colonial e refletem o caráter dependente do capitalismo que se desenvolveu no Brasil.
Segundo o edital do concurso, o prêmio “tem a finalidade de estimular, por meio do apoio à publicação, pesquisas sobre temas referidos ao mundo do trabalho, realizadas em diferentes áreas de conhecimento, caracterizando a perspectiva multidisciplinar da premiação.”
A comissão avaliadora analisou as pesquisas defendidas entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2023 e divulgou o resultado no encerramento do XVIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.
