Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Dilma cria Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais

ilha dos currais

 

A presidente Dilma Roussef sancionou, na quinta-feira (20), a Lei nº 12.829/2013, criando o Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, em Pontal do Paraná.

De acordo com a Lei, o parque foi criado para proteger os ecossistemas das ilhas, os ambientes marinhos nos limites do seu entorno, visando, ainda, a proteção e o controle de relevantes áreas de nidificação (ação de alguma espécie de animal de construir seus ninhos) de várias espécies de aves e de habitat de espécies marinhas.

As mais de oito mil aves que vivem nos costões de rochas e pedras que formam as Ilhas dos Currais, e muitas outras espécies de animais que habitam o ecossistema estão, a partir de agora, protegidos por lei federal.

Pesquisas do CEM da UFPR

A Lei foi aprovada pelo plenário do Senado em 21 de maio. O objetivo do parque é proteger a vida existente nas áreas de águas límpidas, também propícias ao mergulho, e onde são realizadas pesquisas pelo Centro de Estudos do Mar, da Universidade Federal do Paraná.

No Brasil existem apenas outros dois parques nacionais marinhos: o Parque Nacional de Abrolhos, na Bahia, e o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, em Pernambuco. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável por esta Unidade de Conservação marinha, deverá elaborar o Plano de Manejo que terá de prever o o controle dos ecossistemas do arquipélago.

Redação do Correio do Litoral com informações do Ministério do Meio Ambiente / Luciene de Assis

 

Leia também
Receba nossa notícias em seu e-mail.
Inscreva-se para receber as últimas novidades e atualizações diretamente no seu e-mail.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento
Comentários
Carregando...