Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Porto de Paranaguá aumenta calado de navios em mais cinco berços

Alteração permite e maiores carregamentos | foto: Rodrigo Félix Leal / Seil

A Capitania dos Portos do Paraná homologou o aumento de calado operacional dos navios em cinco berços do Porto de Paranaguá. A mudança ocorre devido à última campanha de dragagem e amplia a capacidade operacional do porto

O calado é a profundidade entre o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação e a linha d’água. Com a alteração, essa distância passa de 12,5 metros para 12,8 metros no Corredor de Exportação Oeste, Carga Geral, e nos berços de fertilizantes. 

“No ano passado, aumentamos o calado de navegação no canal de acesso ao Porto de Paranaguá e de operação nos berços de atracação do Corredor de Exportação Leste”, disse Victor Kengo, diretor de Engenharia e Manutenção da empresa pública Portos do Paraná. O aumento do calado máximo operacional dos berços implicará na possibilidade de aumento da movimentação de cargas gerais, fertilizantes, soja, farelo, milho e açúcar, afirma o diretor.

Em média, cada metro de calado operacional significa cerca de 7 mil toneladas a mais de granéis movimentados. O ganho operacional estimado é de 2,1 mil toneladas a mais de carga, por navio. Teoricamente, mais de 378 mil toneladas no ano, para uma média de 180 navios.

Privatização – A empresa pública estadual e o Governo do Paraná pretendem privatizar o canal de acesso – “Canal da Galheta” – e deixar para uma empresa a receita da cobrança de taxas em troca da dragagem do local.

Leia também

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More