Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Maior congresso de saúde pública do Paraná começa nesta quarta-feira

Discussões sobre eficiência do SUS, apresentações de experiências inovadoras implantadas em municípios paranaenses e outras reflexões que contribuam para a expansão e qualificação da saúde pública no Paraná, estarão em discussão no 3º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva, que começa nesta quarta-feira, dia 27, na UFPR Litoral, em Matinhos.

O evento é promovido pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (iNESCO) e pela Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP-Centro Formador de Recursos Humanos/SESA). É voltado a profissionais e dirigentes que atuam nos diversos serviços de saúde, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação em saúde, conselheiros de saúde, líderes e dirigentes de entidades e movimentos comunitários de saúde.

Será o maior encontro de saúde pública do Estado. Todas as 1.200 vagas foram preenchidas antecipadamente. No Congresso anterior, realizado em 2014, em Curitiba, foram 1.001 inscritos. O Congresso tem o patrocínio do Ministério da Saúde, Fundação Araucária, UFPR e prefeituras dos sete municípios do litoral paranaense e o apoio de diversas instituições e órgãos nacionais de ensino superior e da saúde.

Com tema central é “Novos Olhares para a Saúde”, as atividades serão realizadas até 30 de julho, no Campus Litoral da Universidade Federal do Paraná, com oficinas de trabalhos, conferências, painéis, rodas de debates, lançamento de livros e revistas.

Oficinas de Trabalho

Nos dias 27 e 28 serão realizadas 48 oficinas de trabalho – minicursos de 4 e 8 horas, abordando os mais diversos temas, desde legislação, gestão e qualidade dos serviços do SUS, implementação de programas de prevenção, planejamento das ações em Saúde da Família, desafios da democratização da saúde, a vigilância de violências e acidentes como política pública em saúde, até discussões sobre mudanças na formação médica e nos cursos das outras carreiras da área da saúde, a capacitação de profissionais e também dos conselheiros municipais . E, ainda, aspectos culturais e de cidadania, como fatores de inclusão social.

1º Prêmio Inova Saúde Paraná
Reconhecimento de Experiências e projetos inovadores

Iniciativa do iNESCO e da Secretaria de Saúde do Paraná, o 1º Prêmio INOVA SAÚDE PARANÁ, que tem como objetivos reconhecer, identificar e premiar projetos e experiências inovadoras na saúde pública, conta com a parceria e o apoio da Sanepar, Compagas e da Fomento Paraná.

No total, 513 trabalhos foram submetidos à Comissão Científica do 3º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva, que selecionou 437 projetos desenvolvidos em 122 municípios paranaenses. Eles serão apresentados no dia 29 de julho, na grade de programação científica do Congresso.

E dos selecionados, a Comissão Julgadora Interdisciplinar do 1º Prêmio INOVA SAÚDE PARANÁ, destacou 63 trabalhos para concorrer à premiação em sete áreas temáticas: Formação em Saúde e Integração ensino-serviço-comunidade, Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Planejamento e Gestão em Saúde, Políticas Públicas de Saúde – Redes de Atenção, Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde, Tecnologias do Cuidado em Saúde Pública e Vigilância em Saúde.

De acordo com o regulamento, serão premiados os três melhores colocados de cada uma das sete categorias. Para o primeiro de cada categoria serão concedidos diploma, troféu e oferta de publicação no Número 2 da Revista Espaço para a Saúde/ Revista de Saúde Pública do Paraná, a ser lançada em dezembro de 2016. Para os 2º e 3º lugares em cada eixo temático serão concedidos diplomas e medalhas.

A solenidade de entrega dos troféus e diplomas do 1º Prêmio INOVA SAÚDE PARANÁ será no encerramento do Congresso, marcado para o dia 30 de julho, no Campus Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sede de todas as atividades do maior encontro paranaense de saúde pública.

CONASS coordena discussões sobre
Agenda de Eficiência para o SUS

O 3º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva terá participação relevante do CONASS – Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, apresentando as discussões sobre a Agenda de Eficiência para o SUS.

O Conselho promove a articulação e a representação política da gestão estadual do SUS, proporcionando apoio técnico às Secretarias Estaduais de Saúde, com incentivo à inovação, troca de experiências e de boas práticas. No momento atua, entre outras questões, na implantação das Redes de Atenção à Saúde (RAS), na estruturação da Atenção Primária à Saúde (APS) e na Atenção Especializada, além de uma proposta de apoio nas áreas administrativas das Secretarias Estaduais de Saúde.

Os três painéis da grade de programação do Congresso no dia 29 serão apresentados por membros do Conselho. O Consultor Eugênio Vilaça Mendes, referência nos movimentos para avanços na área da saúde no Brasil, vai coordenar o Painel: “Agenda de eficiência para o SUS I – Gestão da Clínica”, tendo como expositores Maria José Evangelista -“Planificação da atenção à saúde”, Eliana Dourado – “Atenção ambulatorial especializada” e Marise Gnatta Dalcuche, da diretoria geral da SESA e chefe do Núcleo de Descentralização do SUS no Estado, que apresentará “A experiência do Paraná”.

René Santos, da Assessoria Técnica do Conass, será responsável pela coordenação dos outros dois painéis da sexta-feira. “Agenda de eficiência para SUS II – Financiamento”, com as expositoras Viviane Rocha de Luiz – “Financiamento do SUS” e Ana Paula Soter – “Revisão da Portaria GM/MS 204/2007” e ainda o painel “Agenda de eficiência para o SUS III – Gestão de Recursos”, que terá os expositores Ana Paula Soter – “Administração Pública”, Lourdes Lemos Almeida – “Planejamento no SUS e Haroldo Pontes – “Gestão do Trabalho no SUS”.

Essas discussões são importantes para o necessário aprimoramento dos atuais padrões de financiamento, de organização, de formação profissional, de assistência e de gestão que o SUS tem adotado nos últimos anos. Segundo os organizadores, com a participação do CONASS, o 3º Congresso Paranaense de Saúde Pública ganha dimensão nacional, na busca pela capacitação dos profissionais e de inovações que colaborem com a eficiência do SUS.

A programação completa Congresso, incluindo atividades paralelas, está no site oficial do evento: http://www.congressosaudepublica.org.br

Fonte: iNESCO

Leia também