Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Paraná lança plano de turismo para os próximos 10 anos

Foto: UFPR
Foto: UFPR

No Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, foi lançado, em Curitiba, o projeto “Paraná Turístico 2026: Pacto para um destino inteligente”.

Trata-se de um plano estratégico de desenvolvimento a longo prazo resultado de um processo de construção conjunta entre atores do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil.

O projeto teve início em 2015, no Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur). Os estudos, pesquisas e proposições que fundamentaram o documento foram realizados por um grupo de trabalho formado por representantes da UFPR, Paraná Turismo, Fecomércio PR, Sebrae/PR, Secretaria de Esporte e do Turismo do Paraná, Associação Branovasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) e Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet).

Na UFPR, o trabalho foi coordenado pelo professor do Departamento de Turismo José Manoel Gândara. Ele conta que apenas dois estados do Brasil já tinham planos estratégicos de longo prazo para o turismo: Pernambuco e Espírito Santo.

A UFPR já tinha participado de outros projetos estaduais para períodos de quatro anos. “Foi a primeira vez que tivemos a iniciativa de desenvolver em conjunto um plano de longo prazo. Nós trabalhamos seguindo certos modelos de outros países, para identificar tendências que realmente permitissem produzir câmbios importantes nessa perspectiva de dez anos, para que o turismo possa se desenvolver de forma organizada, desde uma perspectiva de conhecimento”, afirmou Gândara.

O plano contém metas estratégicas e macroprogramas que serão implementados para promover uma mudança no turismo paranaense baseada nos princípios da sustentabilidade.

O governador do Paraná, Beto Richa, ressaltou que o plano reúne propostas duradouras e aplicáveis. “Quando o turismo se desenvolve, nós conseguimos influenciar diretamente em diversos segmentos da nossa economia. É uma indústria limpa, que não polui, gera riquezas e muitas oportunidades de emprego e renda a nossa população”, disse Richa.

O turismo paranaense comemora 100 anos em 2016. O estado recebeu cerca de 16 milhões de visitantes em 2015, e conta com 23 mil estabelecimentos característicos do turismo – dados que colocam o Paraná na quarta posição do ranking nacional de chegadas de turistas.

O lançamento do Masterplan Paraná Turístico 2026 – Pacto para um destino inteligente – marcou o Dia Nacional do Turismo, comemorado nesta terça-feira, 27 de setembro.

Em 2015, as cidades paranaenses receberam 16 milhões de turistas. Os principais destinos do Estado são Curitiba, Foz do Iguaçu e o Litoral. Cerca de 23 mil estabelecimentos estão envolvidos na cadeia turística do Estado, gerando cerca de 150 mil empregos. “O Paraná tem muitas potencialidades a serem fortalecidas e este documento demonstra a preocupação e o planejamento de nosso governo e do trade turístico para a área”, disse o governador.

 

Com informações da UFPR e AEN

Leia também