Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Câmara de Guaratuba reforça compromisso de independência

Fotos: Câmara Municipal de Guaratuba

O compromisso com a independência marcou a primeira sessão ordinária da nova Legislatura da Câmara de Guaratuba, nesta segunda-feira (6). Foi o mesmo tom da posse, no dia 1º de janeiro, quando os pronunciamentos também destacaram a importância de união entre todos os vereadores para o fortalecimento do Legislativo.

“Cabe ao Poder Legislativo justificar-se perante a sociedade e fazer-se legítimo, importante e valorizado”, destacou o presidente Mordecai Magalhães de Oliveira. “O Poder Legislativo precisa ser intenso, atuante, participativo e independente em suas ações, oferecendo condições plenas para a atividade parlamentar e, ao mesmo tempo, ter instrumentos que inibam condutas desprovidas de ética e de responsabilidade democrática”, acrescentou.

Roberto Justus – A separação e a igualdade dos poderes também foi o tema do discurso do prefeito Roberto Justus, que cumpriu uma praxe de os chefes do Executivo participarem das sessões de abertura da Câmara. “Não tenho dúvida que o Poder Legislativo é a maior expressão da democracia”, afirmou. “Prezo muito pela autonomia, independência e pela igualdade dos poderes”, assegurou.

O prefeito também destacou a disposição dos vereadores em fortalecerem o Legislativo. “Vejo desde o momento da nossa posse uma preocupação muito interessante por parte dos vereadores em se unirem e em defender o Poder Legislativo”. Justus também salientou que espera apoio da Câmara em sugestões e também nas críticas. “Parabenizo esta Casa de Leis pela União e pela autonomia, que eu tenho certeza que os senhores vão preservar”, afirmou.

Vereadores – O mesmo compromisso de independência e união marcou os pronunciamentos dos demais vereadores: Alex Antun, Claudio Nazário, Professora Paulina, Itamar Junior, Donizete, Almir Troyner, Nei Stoqueiro, Gabriel da Ganusa, Tato, Linho e Sergio Patricio.

A vereadora Maria do Neno, não compareceu em virtude do falecimento de um sobrinho, Robson Olivetto da Silva, vítima de afogamento neste domingo, na Barra do Saí. A morte foi um dos acontecimentos trágicos do final de semana, que ainda teve a morte do jovem Mateus Lima Ferraz da Silva, baleado por policiais militares. Os casos foram lembrados pelo prefeito e por vereadores.

Também foram convidados para fazer parte da Mesa da sessão solene o vice-prefeito Jean Colbert, a primeira-dama e secretária de Esportes e Lazer, Flávia Justus – representando todos os secretários presentes – e o capitão da PM Alexandre Lopes de Souza.

Com informações da Câmara Municipal de Guaratuba – Edição do Correio do Litoral

Leia também