Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Capitão Romão toma posse na Companhia da PM de Guaratuba

O capitão Luciano José Ribeiro Romão toma posse, nesta segunda-feira (3), no comando da 3ª Companhia da Polícia Militar, de Guaratuba. A solenidade será na Câmara de Vereadores, com início marcado para as 16h.

O delegado da Polícia Civil, Leandro Alberto Albuquerque Stabile, e o comandante da Companhia da Pm de Guaratuba, capitão Luciano José Ribeiro Romão – Foto: Gustavo Aquino / Correio do Litoral

A 3ª Companhia está subordinada ao 9º Batalhão da Polícia Militar, que abrange todo o Litoral e tem sede em Paranaguá. Anteriormente, Guaratuba era servida por um Pelotão, comandado por um sargento e subordinado à 2ª Cia, que tem sede em Matinhos.

A Companhia da PM de Guaratuba foi criada por projeto de lei do deputado Nelson Justus. Sua instalação foi autorizada pelo ex-governador Beto Richa, no dia 5 de abril, um dia antes de deixar o cargo para concorrer ao Senado. A criação da Companhia foi assinada pela governadora Cida Borghetti, no dia 29 de abril, no aniversário de Guaratuba.

A Companhia da PM vai trazer maior efetivo policial, o que deve acontecer com a transferência de alguns PMs, mas só deve ser concluída com a nomeação de novos policias militares aprovados em concurso público.

Capitão Romão está à frente da  frente da PM de Guaratuba, ainda um Pelotão, desde julho. Em pouco mais de um mês, realizou diversa operações nos bairros e nas vias principais. Houve aumento da apreensão de drogas e de prisões.

No dia 29 de agosto coordenou o treinamento de policiais militares de Guaratuba e Matinhos no uso de armas de maior calibre, que foram recebidas do 9º BPM. O treinamento abrange o conhecimento do armamento, montagem e desmontagem, estudo do sistema de funcionamento, tiro de precisão e reação e táticas de confronto armado.

Parceria com a Segurança de Guaratuba

Capitão Romão foi apresentado informalmente no lançamento do serviço 156, dia 12 de julho, e logo começou a trabalhar.

Neste final de semana, capitão Romão destacou que “a identificação de práticas delituosas e a abordagem de suspeitos foi amplamente facilitado graças ao trabalho integrado estabelecido entre Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Polícia Militar”.

“A amplitude do trabalho preventivo e a pontualidade das ações foi possível através do Sistema de Monitoramento e Inteligência implantado no âmbito municipal”, informou nota da Comunicação Social do 9º BPM, que relacionou as ações realizadas:

“A amplitude do trabalho preventivo e a pontualidade das ações foi possível através do Sistema de Monitoramento e Inteligência implantado no âmbito municipal”, informou nota da Comunicação Social do 9º BPM, que relacionou as ações realizadas:
1) Percepção de atitudes criminosas;
2) Identificação de dano ao patrimônio público e particular;
3) Identificação e localização de suspeitos;
4) Identificação de atividades suspeitas e correlacionadas ao consumo de entorpecentes;
5) Monitoramento de crianças e adolescentes em situação de risco;

“Com tal ferramenta a Polícia Militar tem condições de trabalhar com maior liberdade, direcionando suas ações para ocorrências de maior complexidade, sem a necessidade de se manter engessada para a efetividade da prevenção. Com isto prisões foram realizadas, criminosos identificados e a ação policial se tornou mais cirúrgica”, informou a nota.

Leia também