Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Publicidade

Plano de Desenvolvimento do Litoral será apresentado em maio

Imagem da última audiência pública do PDS Litoral realizada em Guaratuba, no dia 5 de fevereiro

O Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná – PDS Litoral será apresentado à população em maio.

A informação é da gerente do Projeto no Consórcio de Empresas de Consultoria brasileiras e espanholas, Judith Muntal, contratado para desenvolver a proposta que criará uma visão da Região Litorânea para o ano de 2035.

“O documento final será resultado de ampla discussão com as comunidades locais. Será uma decisão compartilhada por todos os públicos envolvidos com a vida no Litoral, com proposta de ações e de intervenções para implantação a curto, médio e longo prazos, previsão de custos e de retorno econômico, social e ambiental”, explicou Judith.

Nesta semana, ela participou de uma reunião ao lado de outros especialistas do consórcio e de representantes da equipe técnica intersecretarial criada pelo Governo do Estado para acompanhar, supervisionar e fiscalizar a elaboração do PSD do Litoral.

De acordo com a gerente do projeto, o plano em andamento apresenta diversas vantagens quando comparado com iniciativas anteriores, elaboradas a partir do interesse de um município ou de um segmento social ou econômico.

Desta vez, acrescenta, a metodologia aplicada partiu de propostas já existentes, seguiu por demandas históricas das comunidades locais, levou cada item a exaustivas discussões com os diversos núcleos sociais e acrescentou o conhecimento de especialistas em infraestrutura, meio ambiente, turismo, atendimento social e preservação cultural e histórica.

“O Plano será o resultado dessa grande discussão, uma proposta acordada entre todos os envolvidos e, pela primeira vez, terá o enfoque regional”, destaca o Judith.

Na prática – O estudo tem como objetivo propor o planejamento para a ocupação do Litoral de forma sustentável. Ou seja, ao estabelecer o aproveitamento econômico para a região, vai considerar vocações e necessidades das comunidades locais, potencialidades econômicas, possibilidades de exploração do turismo, alternativas para o transporte e indicações para implantação de infraestrutura, além de características sociais e históricas das comunidades e os cuidados indispensáveis à preservação ambiental.

Os trabalhos envolvem especialistas das secretarias de Estado do Desenvolvimento Urbano, de Infraestrutura e Logística; de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo; de Planejamento e Projetos Estruturantes. Também participam o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes); Paraná Turismo e o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG).

Também integram os trabalhos representantes das prefeituras dos sete municípios do Litoral – Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná –, consultores brasileiros e estrangeiros contratados pelo Consórcio PDS Litoral.

Com as oficinas e audiências públicas, participam representantes da sociedade civil organizada, de grupos sociais tradicionais e da população em geral. “Pela primeira vez, chegaremos a um trabalho integrado, regional, intersetorial e intermunicipal para criar uma visão de futuro ao Litoral”, afirmou Judith Muntal.

Fonte: ANPr
Leia também