Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

UFPR Litoral produz álcool 70% para doação

Foto: UFPR

O Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná disponibilizou insumos, recursos humanos e técnicos para a produção de álcool 70%.

A iniciativa foi do Laboratório de Biologia Molecular da UFPR Litoral, coordenado pelo professor Luciano Huergo, que, com a colaboração de servidores da instituição, produziu 100 litros de álcool 70 (líquido). Esse material e doze caixas de luvas descartáveis foram doados para secretaria de saúde do município de Guaratuba.

Segundo Luciano, a ideia surgiu de conversas entre ele e o diretor de apoio aos Campi avançados da UFPR, Helton José Alvez, a diretora do Setor Litoral, Elisiani Tiepolo, o professor Renato Bochicchio, do curso de Ciências Ambientais, e a técnica de laboratório Mariana Nazário, em conjunto com o comitê gestor dos laboratórios. A intenção do grupo é que todos os campi da UFPR colaborem produzindo álcool em seus laboratórios para doação.

“Como temos uma pequena quantidade de álcool puro em estoque, surgiu a possibilidade de produção. Desde então iniciamos contatos com as secretarias municipais de saúde e a de Guaratuba foi a primeira a apresentar a demanda. Estamos contatando as demais secretarias para saber se há necessidade do produto. Ainda temos capacidade de produzir mais, mas precisamos de fracos novos de cinco litros para embalar”, explica Luciano.

Guaratuba recebeu da UFPR 100 litros do produto, além de 12 caixas de luvas descartáveis.

Mais informações e colaborações entrar em contato pelo e-mail: [email protected]

Leia também