Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

População vai definir política de Assistência Social em Guaratuba

Usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) vão ajudar a definir as políticas para o setor em Guaratuba nesta quinta-feira (30).

A X Conferência Municipal de Assistência Social vai avaliar as ações que a Secretaria do Bem Estar e Promoção Social vem desenvolvendo desde a última conferência, realizada em 2013, eleger as prioridades para os próximos anos.

O evento acontece das 8h às 17h, no salão paroquial da Igreja São Francisco de Assis, no bairro Cohapar

São delegados natos na Conferência, as pessoas que participam dos programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal: Bolsa Família, Programa do Leite, Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC), Horta Comunitária, Idosos, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos 6 a 17 anos, e coletores da Acamares Pôr do Sol (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis). Também são natos os participantes de programas e serviços ofertados por entidades da sociedade civil cadastradas e os membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

são espaços de caráter deliberativo em que é debatida e avaliada a Política de Assistência Social. Também são propostas novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários. Os debates são coletivos com participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social.

Outros delegados são: representantes de entidades que atuam na defesa, promoção ou garantia de direitos sociais; representantes do Poder Judiciário; representantes do Legislativo; representantes trabalhadores das secretarias municipais; trabalhadores da área.

Além de definir as políticas públicas para a assistência social em Guaratuba, eles vão eleger os futuros membros do CMAS e os delegados que vão participar da Conferência Estadual de Assistência Social, que será realizada de 7 a 9 de outubro, em Curitiba.

Delegado ou não, todos podem participar. As inscrições deverão ser feitas no e-mail:
[email protected] ou no fone 3472-8713. O inscrito deverá informar: nome completo, data de nascimento, segmento programa ou projeto do qual participa, documento de identidade, email e contato telefônico.

Leia também