Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Obras contra enchentes no Coroados devem ser autorizadas na próxima semana

Os licenciamentos para as duas obras contra enchentes no bairro Coroados devem sair na próxima semana. A informação foi prestada pelo responsável pela unidade de Guaratuba do Instituto Águas Paraná, Norberto Ramon, a uma comitiva de vereadores e moradores.

Nesta quarta-feira (29), o presidente da Câmara, Mordecai de Oliveira, o vereador Raul Chaves e diversos moradores foram ao escritório do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), onde também funciona a unidade do Águas Paraná, cobrar agilidade no licenciamento ambiental de duas obras para combater as enchentes no bairro. O secretário municipal de Obras, Viação e Serviços, Roberto Hishida, acompanhou o grupo

Os dois projetos, elaborados pela Secretaria de Obras, foram apresentados à população no dia 25 de junho, em uma audiência pública convocada pelo Ministério Público.

Canal Marechal Deodoro-Bacamarte
Canal Marechal Deodoro-Bacamarte

Promotores, técnicos da prefeitura e dos órgãos estaduais haviam aprovado as obras, que terão impactos ambientais.

Um dos projetos prevê a dragagem de canais de drenagem que desembocam no rio Bacamarte, que já foi dragado pela Prefeitura. O impacto maior é porque o canal corta uma área de mangue. O outro projeto prevê a dragagem e retificação do rio da Praia.

Rio da Praia e canais
Rio da Praia e canais

Alguns dias antes, o pedido de licenciamento do primeiro já havia sido protocolado no IAP. Nos dias seguintes, foi protocolado o segundo. Além do IAP, é necessária a aprovação pelo Aguas Paraná. Os técnicos dos órgãos estaduais prometeram agilidade no licenciamento.

De acordo com Hishida, após o licenciamento, as obras devem demorar cerca de 90 dias. Além da dragagem e retificação do rio da Praia, as obras incluem correção no nivelamento e desobstrução de de tubulações das galerias de água pluviais e também a desobstrução em trechos dos canais de drenagem.

Conheça os dois projetos que aguardam licenciamento – prazo de obras previsto de 90 dias

Projeto básico Canal Marechal Deodoro – Bacamarte

Projeto básico Rio da Praia

 

Leia também