Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Vestibular da UFPR oferece 765 vagas em Matinhos e Pontal

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu, na sexta-feira (14), as inscrições do vestibular. A UFPR é uma universidade pública e todos os cursos de graduação ofertados são gratuitos. A inscrição custa R$ 120.

As inscrições devem ser feitas pela internet entre os dias 14 de agosto a 11 de setembro.

No Setor Litoral, em Matinhos, são ofertadas 545 vagas, em 13 cursos, nas áreas de gestão, licenciaturas, serviço social, agroecologia e saúde coletiva.

No Centro de Estudos do Mar (CEM, em Pontal do Paraná, são 220 vagas em cinco cursos de engenharia, bacharelado e licenciatura. Os cursos do CEM serão mostrados na Feira de Profissões da UFPR, que será realizada em Curitiba, entre os dias 20 e 22 de agosto.

No dia 30 de agosto, será realizada a Feira de Profissões, na sede da UFPR Litoral, para que todos possam conhecer o perfil de cada curso, além de conhecer as atividades de extensão, pesquisa e cultura desenvolvidas na instituição. Também é possível obter mais informações sobre os cursos na internet, para isso basta acessar: http://www.litoral.ufpr.br/portal/cursos. As provas da primeira fase do processo seletivo são de conhecimentos gerais, com questões objetivas, e serão realizadas na tarde do dia 08 de novembro. Os aprovados para a segunda etapa fazem testes de compreensão e produção de textos no dia 6 de dezembro. Ambas as provas serão realizadas em Matinhos.

Taxa e isenção
Para estudantes que não possam arcar com o custo da inscrição, é possível solicitar isenção da taxa, o pedido deve ser feito pelo site www.nc.ufpr.br. Os interessados têm de 14 de agosto a 02 de setembro para preencher formulário específico e reunir a documentação necessária.

Têm direito ao benefício os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e os estudantes que comprovem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, tendo cursado o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral em escola privada. Para efetuar a inscrição, basta apresentação de simples cópia de documentação comprobatória.

Mais informações sobre as inscrições e as provas podem ser encontradas no edital do vestibular, no Guia do Candidato, ambos disponíveis no site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br) .

UFPR Litoral

Licenciaturas (4 anos de duração; 50 vagas-ano/cada):
Artes
Ciências
Educação do Campo
Educação Física
Linguagem e Comunicação

Bacharelados (4 anos de duração; 50 vagas-ano/cada):
Gestão e Empreendedorismo
Gestão Pública
Informática e Cidadania
Saúde Coletiva
Serviço Social
Gestão Ambiental – 45 vagas

Tecnólogos (3 anos de duração; 50 vagas-ano/cada):
Agroecologia
Gestão de Turismo
Gestão Imobiliária

Centro de Estudos do Mar – CEM

Bacharelado em Oceanografia – 40 vagas
Licenciatura em Ciências Exatas – 50 vagas
Engenharia de Aquicultura – 30 vagas
Engenharia Ambiental e Sanitária – 50 vagas
Engenharia Civil – 50 vagas

 

Inscrições: Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br)
UFPR Litoral: http://www.litoral.ufpr.br/
CEM: http://www.cem.ufpr.br/

 

Leia também