Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Amlipa cobra mais agilidade nas autorizações do Colit

amlipa18ago2015a

Superação das restrições ambientais e integração no turismo foram os principais assuntos da reunião realizada em Guaratuba

A prefeita de Guaratuba e presidente da Amlipa (Associação dos Municípios do Litoral do Paraná) cobrou mais agilidade na aprovação de projetos e o novo secretário do Conselho do Litoral (Colit), Alfredo Parodi, prometeu que vai reestruturar o órgão para tornar mais rápidas as autorizações ambientais.

As restrições ambientais estavam entre os principais assuntos da última reunião da Amlipa, realizada na manhã de terça-feira (18), em Guaratuba. Compareceram os prefeitos Edison Kersten (Paranaguá) e Helder dos Santos (Morretes), além de representantes da Paraná Turismo, Adetur, Sebrae, prefeituras de Matinhos e Antonina e da escola de aviação Epa Flight.

Ministério Público – Evani anunciou que terá uma reunião com o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacóia, no dia 10 de setembro, em Curitiba, e pediu que os demais prefeitos da região estejam presentes. Na pauta, os questionamentos do Ministério Público em questões ambientais.

Colit – O Litoral é a região do estado que tem mais limitações em construções, empreendimentos e no urbanismo. Muitas autorizações dependem da anuência do Colit (Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense). A este respeito, Parodi, que assumiu o cargo em maio, disse a reestruturação do órgãos visa aumentar a representatividade da sociedade civil e também tornar mais rápidas as autorizações. O novo secretário do Colit também anunciou que já está sendo analisando o Plano Diretor de Pontal do Paraná, o último que resta dos sete municípios a ser aprovado pelo órgão.

Evani sugeriu que o prefeito Helder represente os demais municípios na reestruturação do Conselho do Litoral.

Turismo – De acordo com a secretária-executiva da Amlipa, Fátima Eloy, outro assunto importante da reunião foi o turismo. Jacó Gimenes, presidente da Paraná Turismo, autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, destacou a importância de os municípios do Litoral integrarem as ações e promoções e atuarem em conjunto com a governança Adetur e o Sebrae.

Também convidou os prefeitos a participarem da audiência pública com a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, que vai acontecer na próxima terça-feira (25), em Paranaguá. A reunião vai discutir a criação de um plano de turismo para o litoral e o projeto do Ministério do Turismo de criar na região uma Área Especial de Turismo, que dará vantagens tributárias para as empresas do setor nos moldes das zonas francas.

O presidente da Adetur, Adalto Lüders, e o secretário-executivo, Rafael Andreguetto, destacaram a importância do trabalho que vem feito pelo turismo da região e reforçaram o convite para que todos os municípios participem do Festival de Turismo do Litoral, neste final de semana, em Paranaguá.
Evani e o prefeito Edison Kersten elogiaram o trabalho e o apoio da Adetur aos municípios na participação no Festival Internacional de Turismo das Cataratas, no mês de junho, em Foz do Iguaçu. Por fim, os representantes da Epa Flight, sediada em Guaratuba, apresentaram a empresa para os demais participantes.

Presenças – Além dos prefeitos e dirigentes do Colit, Paraná Turismo e Adetur, participaram da reunião os secretários municipais Ruy Hauer (Turismo – Matinhos), Orlando Ferreira (Meio Ambiente – Matinhos), Edson Passos (Finanças – Antonina) e Neto Gnatta (Planejamento e Desenvolvimento Econômico – Morretes), Deise Bezerra (Paraná Turismo), Gilberto Keserle (Sebrae), Marcos Gamper (Adetur), Marcio Carvalho (Epa Flight), Edgar Niclewicz (Epa Flight) e Fátima Eloy (Amlipa).

amlipa18ago2015b

Leia também