Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Litoral recebe mutirão para emissão da carteira do autista e passe livre

A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Paraná fará  um mutirão no Litoral para emitir a Carteira do Autista e o Passe Livre Intermunicipal. Neste mês, o mutirão acontece em Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes e Antonina.

A Secretaria de Estado faz a carteira e as Prefeituras, através do Cras, que são os Centros de Referência de Assistência Social, ficam encarregadas de emitir o passe. 

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) é um documento válido em todo território nacional, facilitando a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. No caso dos particulares, isso inclui supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.

O passe livre permite usar ônibus entre as cidades, sem pagar passagem, conforme o perfil socioeconômico do autista e de seu acompanhante.

A primeira cidade que recebe o mutirão é Pontal do Paraná, nesta quinta-feira, dia 22. Será das 9h até as 16h30, na Agência do Trabalhador de Praia de Leste. Na sexta, 23, será a vez de Paranaguá, das 9h30 às 16h, na Estação Ferroviária. 

No dia 26, segunda-feira da semana que vem, a ação acontece em Morretes, das 9h às 16h30, no Cras do município. Em Antonina o evento será na terça, dia 27 de setembro, das 9h30 às 16h, na Apae.

As prefeituras ficaram com a incumbência de mobilizar e orientar as famílias dos autistas sobre os documentos necessários, em parceria com os Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência da cada cidade.

Documentação para a Carteira do Autista
RG e CPF digitalizado do autista
RG e CPF digitalizado do responsável
Fotografia recente e digitalizada do autista
Laudo médico digitalizado
Exame de tipo sanguíneo digitalizado

Documentação para o Passe livre
01 (uma) foto 3X4
Cópia da carteira de identidade (RG)
Cópia do cadastro de pessoa física (CPF)
Cópia do comprovante de residência
Comprovante de rendimentos de todos os membros do núcleo familiar
Laudo Médico modelo Sesa
Documentos dos acompanhantes

Leia também