Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Domingo tem eleições unificadas para os Conselhos Tutelares

Serão realizadas neste domingo (4), em todo o Brasil, as eleições para a escolha dos novos integrantes dos Conselhos Tutelares. Esta é a primeira vez que o processo acontece de maneira unificada no país, já que antes cada município fazia a votação em datas e formatos diversos.

Segundo informações da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), serão escolhidos conselheiros tutelares em 99,89% dos municípios brasileiros, num total de 5.956 Conselhos Tutelares (conforme o último levantamento feito pela SDH, em 2013).

Os conselheiros são responsáveis pela fiscalização e cobrança, junto ao Poder Público, da implementação das políticas públicas e da melhoria das condições de atendimento às crianças e aos adolescentes, em cada município.

Serão escolhidos cinco integrantes titulares e seus suplentes, em cada Conselho Tutelar, para exercerem um mandato de quatro anos.

Saiba mais:
A votação acontece das 8h às 17h.
Todos os brasileiros com mais de 16 anos e título de eleitor podem votar em seus municípios.
O eleitor deverá comparecer ao local de votação com documento de identificação com foto e título de eleitor.
O voto é facultativo.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente deverá dar ampla publicidade ao resultado do processo de escolha.
A posse dos conselheiros tutelares acontecerá no dia 10 de janeiro de 2016, para um mandato de quatro anos.
Fontes: SDH e MP-PR

Leia também