Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Já são mais de 7.500 pessoas afetadas pela chuvas no Litoral e RMC

Morretes Foto: Defesa Civil

Balanço atualizado no final da tarde de ontem pela Defesa Civil informa que o número de afetados pelas chuvas no Litoral e na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) havia subido para mais de 7.500 pessoas. 

Ocorrências de deslizamentos, inundações, alagamentos e enxurradas foram registradas em 12 municípios desde o domingo (27).

Um total de 1.057 pessoas tiveram que deixar suas casas e estão desalojadas e outras 22 estão desabrigadas. Os alagamentos e inundações danificaram 647 residências. Uma casa foi destruída em um deslizamento em Antonina.

Mercado Barrageiro dez25-jan26 mob

As cidades atingidas foram Antonina, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Curitiba, Guaraqueçaba, Guaratuba, Itaperuçu, Morretes, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais.

O Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres, da Defesa Civil continua acompanhando a situação meteorológica do Estado para apoiar os municípios e enviar alertas para a população.

Com a melhora nas condições climáticas no Litoral e na RMC, as equipes trabalham auxiliando as famílias desalojadas no retorno às suas residências. A Defesa Civil Estadual também dá suporte a outros órgãos do Estado. Na manhã desta quinta-feira, um comboio com insumos e medicamentos foi escoltado até o Litoral para evitar que haja o desabastecimento nos serviços de saúde.

Por causa das chuvas, o Núcleo Regional de Educação de Paranaguá soltou um ofício suspendendo as aulas da rede estadual em Morretes, Antonina e na área rural de Guaratuba até que a situação seja normalizada. As prefeituras dessas cidades resolveram suspender também as aulas da rede municipal.

BR-376– As equipes do Corpo de Bombeiros continuam com as buscas por desaparecidos no deslizamento na BR-376, em Guaratuba. Cerca de 7 mil metros cúbicos de massa terrosa foram retirados do local, o que permitiu o avanço na limpeza da pista no sentido norte para facilitar o acesso das equipes aos pontos mais críticos.

Os Bombeiros calculam que aproximadamente 30 pessoas ainda estão desaparecidas no acidente. 

Leia também