Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Pontal do Paraná promove campanha contra lixo na praia

Na época mais esperada do ano, a temporada de verão, o município de Pontal do Paraná que possui em torno de 33 mil habitantes (conforme estimativa do IBGE de 2022) passa a ter em média 400 mil habitantes (de acordo com a Paraná Turismo). E o volume de lixo aumenta na mesma proporção.

Na temporada deste ano a Prefeitura de Pontal do Paraná tem recolhido em média 120 toneladas de resíduos diariamente. Somente nas areias dos balneários são recolhidos em torno de 10 toneladas por dia.

Apesar de alto, a prefeitura considera que este número baixou em relação ao ano passado, devido às ações de mitigação da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. Uma delas é a compostagem, que recicla o lixo orgânico gerado nas escolas, as cascas dos cocos consumidos pelos veranistas e os resíduos dos cavalos utilizados para tratamento de equoterapia na escola especial da cidade, transformando tudo em adubo natural.

Outra ação de prevenção é a coleta seletiva que funciona no município separando o material que pode ser reciclado. Segundo a Amcorespp (Associação Municipal dos Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná), são recolhidas por dia 5 toneladas deste material.

O que eu posso fazer para manter as praias limpas?

Para reforçar estas ações, a prefeitura desenvolveu uma campanha para incentivar as pessoas a recolherem o seu lixo. O slogan é “Lixo na praia não! Nunca deixe o seu lixo para trás! Praia limpa é tudo de bom”. A campanha traz algumas dicas de como as pessoas podem participar.

Com o aumento do número de banhistas, aumenta também a quantidade de lixo espalhado nas praias. Mas isso não precisa ser assim, basta todos terem consciência e adotarem medidas básicas para não abandonar o lixo. Veja algumas dicas importantes:

  • Regra básica para qualquer banhista: sempre carregue uma sacola para guardar os resíduos que você produzir.
  • Se por acaso esquecer seu saquinho em casa (o que não irá acontecer, certo?), verifique onde pode encontrar latas de lixo. Ou descarte junto com o seu lixo em casa.
  • Procure sempre adquirir produtos em embalagens recicláveis. Elas economizam energia elétrica, poluem menos e utilizam menos recursos naturais não renováveis para a sua fabricação.
  • Se você é fumante, nunca descarte as bitucas na areia, muito menos nas latas de alumínio ou nas garrafas de vidro. Isso pode prejudicar ou até inviabilizar a reciclagem dos itens. Leve um recipiente específico e se não houver um ponto de coleta para reciclagem de bitucas, descarte no lixo comum.
  • A importância sobre a preservação do meio ambiente deve ser ensinada desde a infância. Por isso converse com as crianças sobre o assunto para envolvê-las nessa mudança de hábito. Se cada um fizer a sua parte será possível reduzir o lixo nas praias, manter a paisagem ainda mais bonita e preservar o local para que as futuras gerações tenham a chance de conhecê-lo.
Leia também