Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Judiciário atende 4 vezes mais nesta temporada

A Operação Litoral do Judiciário realizou mais de dois mil atendimentos nas praias neste verão. O número é quatro vezes maior do que o alcançado na edição anterior.

Em sua 18ª edição, o programa foi desenvolvido em duas fases: a primeira no período de ano novo (de 28/12 a 06/01) e a segunda durante o feriado de Carnaval (de 4/2 a 12/2).

Durante os 19 dias de trabalho, foram estruturados quatro postos de atendimento nos Municípios de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Ilha do Mel. Todos com competência para atender demandas relativas aos Juizados Especiais Cível e Criminal, além das matérias afetas à Infância e à Juventude.

Um dos maiores destaques da Operação foi o Juizado Móvel. Pelo segundo ano consecutivo, o veículo rodou todo o litoral fazendo atendimentos à população veranista.

As abordagens tiveram como principal foco a conscientização da população e a prevenção de eventuais litígios e/ou ocorrências, além da busca pela aproximação da população ao Poder Judiciário.

No âmbito do Juizado Especial Criminal, os usuários de entorpecentes puderam contar com o atendimento do Programa de Alternativas Penais em Prevenção ao Uso de Drogas (PAPPUD). O programa desenvolvido por uma psicóloga do quadro de servidores do Tribunal, totalizou 114 atendimentos.

No Juizado Especial Criminal o número de audiências teve um crescimento de 18% em relação à temporada anterior. No total foram 532 audiências, com 282 transações penais e arrecadação de prestação pecuniária no montante de R$ 76.800,00.

No campo da Infância e da Juventude, os postos de atendimento também registraram aumento. As autuações passaram de 35, entre 2014 e 2015, para 42 nesta edição.

 

Fonte: TJPR

 

Leia também