Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Conselho da Pessoa Idosa de Guaratuba discute violência

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Guaratuba promove, nesta quarta-feira (15), uma conversa sobre a violência que estas pessoas sofrem. O encontro será no Centro de Convivência Sofia Kempinski, a partir das 14h.

A realização do evento é em celebração do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado neste dia 15.

O objetivo do conselho é reforçar a conscientização do próprio idoso sobre seus direitos e também sobre as diversas formas de violência a que eles estão sujeitos.

A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visa sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos.

A violência contra a pessoa idosa não está relacionada apenas a agressão física. Duas formas mais comuns de violência são o descuido e a negligência.

O descuido é caracterizado pela omissão dos familiares ou instituições responsáveis pelos cuidados básicos para o desenvolvimento físico, emocional e social da população a partir dos 60 anos.

A negligência, por exemplo, foi a principal forma de violência praticada contra os idosos brasileiros nos últimos três anos. Em 2014 representou 76,3% das denúncias recebidas pelo serviço Disque 100 – da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, órgão extinta pelo presidente em exercício Michel Temer.

A negligência caracteriza-se de diversas formas como: privação de medicamentos, descuido com a higiene e saúde, ausência de proteção contra o frio e o calor.

Conselho da Pessoa com Deficiência tem nova diretoria

Na quarta-feira da semana passada (8), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Guaratuba elegeu sua Diretoria Executiva para a gestão 2016-2017

Conforme previsto no Estatuto, a Diretoria agora será composta por representantes governamentais. O Conselho é composto, de forma paritária por membros governamentais e não-governamentais, mas a diretoria, eleita a cada dois anos é formada apenas por um dos segmentos. A gestão anterior foi composta apenas por representantes não-governamentais.

A nova diretoria:
Presidente: Eurides Moro (Secretaria de Esporte e Lazer),
Vice-Presidente: Maria Cristina Novak Neuman (Secretaria do Bem Estar e Promoção Social)
Secretária: Jaqueline da Silva (Secretaria de Educação).

Leia também