Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Estado decreta situação de emergência em Guaratuba e Matinhos

O governador Beto Richa decretou nesta quinta-feira (10) situação de emergência nos municípios de Guaratuba e Matinhos, que foram atingidos por uma forte ressaca no final de outubro.

O major Hiller, subchefe da divisão de Defesa Civil, explica que, após a decretação da emergência, a equipe da Defesa Civil também ajudará as prefeituras na elaboração do plano de trabalho, que abre acesso a recursos obrigatórios do governo federal.

“Esse é um importante passo para que as prefeituras consigam junto à União a liberação de verbas para reconstrução das áreas destruídas. A Defesa Civil do Estado continuará dando todo suporte para as prefeituras”, afirmou.

Em Matinhos, o fenômeno conhecido como maré meteorológica, destruiu grande parte do calçadão e de ruas em quatro quilômetros da orla do município, desde o Balneário Flamingo até a Praia Grande e também na região do Pico de Matinhos. Em Guaratuba, os mairoews prejuízos foram entre a Pria das canoas e a Praia do Morro do Cristo. Guaraqueçaba e Paranaguá também foram afetados pela ressaca. Os momentos de maior intensidade foram na madrugada e durante a tarde do sábado (29).

Além de causar danos nas orlas, a ressaca também destruiu seis postos guarda-vidas em Matinhos, Guaratuba e na Ilha do Mel e arrancou a passarela e o flutuante da Base Náutica de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros em Guaratuba. Na Ilha das Peças, localizada na Baía de Guaraqueçaba, os poços de captação de água foram contaminados com água salgada. A Defesa Civil Municipal, o Corpo de Bombeiros e a Sanepar distribuíram, nesta semana, água potável aos moradores da ilha.

Nenhuma pessoa ficou ferida, mas a previsão da Defesa Civil é que mais de 12 mil foram diretamente afetadas com inundações e prejuízo material.

Noroeste – O governador também decretou estado de emergência para Pérola, na região Noroeste, devido a ocorrência de enxurrada.

Fonte: ANPr

 

 

 

Leia também