Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Em Guaratuba (quase todos) postos já marcam consulta por telefone

Cartaz na unidade do Coroados contem erros de interpretação, diz secretária.

Os usuários dos postos de saúde de Guaratuba já podem marcar consultas por telefone.

De acordo com o site do Município, basta ligar para a unidade de saúde mais próxima da residência e a consulta será agendada com data e hora. A secretária de Saúde, Jemima Aliano, acrescenta que ainda existem filas nas unidades de saúde porque a população ainda não tem conhecimento da novidade.

O Correio do Litoral constatou que a Unidade Básica de Saúde do bairro Coroados só estava aceitando o agendamento telefônico para pessoas cadastradas. Segundo cartaz divulgado na porta da unidade e na página do facebook ESF Coroados, “quem não estiver cadastrado, terá de comparecer à UBS com documento de identidade (RG) comprovante de endereço e Cartão SUS. O cartaz também informa que desde o dia 13 o agendamento de consultas seria exclusivamente por telefone.

Na rede social, moradores também informam que a UBS do Figueira também não aceita marcação por telefone. O Correio ligou, às 14h40 e às 14h05 , para o número informado, mas ninguém atendeu.

Apesar destas situações, na própria rede social, a medida foi muito elogiada e considerada um grande avanço pela população. 

Secretária esclarece informações divulgadas

Em conversa com a secretária Jemima Aliano, a reportagem foi informada que a mudança será implantada gradativamente. “O prazo para adequação e atendimento (…) é de 15 dias”, diz a nota técnica enviada às unidades, no dia 6 de janeiro. Portanto, o prazo para implantação em toda rede é o dia 21.

A secretária também afirmou que a equipe de Coroados equivocou-se em relação à exclusividade da marcação por telefone e a exigência de cadastro. “O paciente será orientado a ligar para a unidade buscando agendamento de sua consulta de clínica geral ou espacialidades ofertadas naquela unidade, em qualquer dia da semana”, diz a nota da Secretaria.

Jemima explicou que as pessoas que forem marcar consulta pessoalmente poderão fazê-lo. Se houver alguma desistência de outros pacientes, elas serão atendidas naquele dia (“encaixe”). Sobre o cadastramento, as pessoas também serão orientadas a fazê-lo antes da consulta, mas o agendamento será feito assim mesmo. “Pacientes em situação de urgência e emergência deverão receber atendimento para estabilização e (serem) encaminhados ao pronto Socorro 24 Horas”. 

A Prefeitura também divulgou os telefones de todas as UBS. Confira:

Centro de especialidades do Nereidas
3472-8671 *correção ao número informado pelo site do Município
Unidade de Saúde Caieiras
3442-8170
Unidade de Saúde Cohapar
3472-8732 *correção ao número informado pelo site do Município
Unidade de Saúde Figueira
3442-8167
Unidade de Saúde Piçarras
3472-8733
Unidade de Saúde Mirim
3442-8168
Unidade de Saúde Coroados
3472-6348
Unidades de Saúde da Área Rural:
Cubatão – 98745-5495
Descoberto – 3472-1562
Limeira – 98797-5724
Pedra Branca – 99704-2306

No início da noite, o site da Prefeitura corrigiu os números dos telefones das unidades e a página da ESF Coroados retirou a foto do cartaz.

 

Leia também