Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Alunos da UFPR e ONG Sea Shepherd fazem limpeza de praias

Parte do grupo que participou da ação nas prais de Caiobá/Matinhos: recolhimento do lixo e conscientização ambiental. Imagem: Camila Canedo Lorenzetti.

Quarenta e cinco alunos da UFPR (32 de Curitiba e 13 do Setor Litoral) recolheram lixo, neste final de semana, de uma ação de recolhimento do lixo nas praias de Caiobá e Matinhos.

A ação foi feita em parceria com o Sea Shepherd Conservation Society – ONG de proteção da vida marinha baseada nos Estados Unidos que possui escritórios na Austrália, Canadá, Inglaterra, Holanda, França e África do Sul.

Integrantes do Clube de Ações Voluntárias da UFPR, os alunos recolheram no local 20 sacos de lixo de 100 litros. O material – formado basicamente por garrafas PET, latas, vidros e outros materiais plásticos – foi levado para reciclagem. Foi a primeira ação dos alunos deste porte em parceria com a Sea Shepherd, mas o grupo pretende realizar outras, também no Litoral do Estado.

Durante a coleta de lixo, os voluntários constataram outro problema: a existência de muitas clareiras nas restingas – vegetação característica da costa. “Isso denuncia que as restingas sofrem impacto do ser humano. Pensamos em fazer uma ação no local para combater este problema”, diz Camila Canedo Lorenzetti, aluna do 6º período de Enfermagem e uma das representantes do Clube de Ações Voluntárias da UFPR. O grupo também recebeu de moradores do Litoral a sugestão de que os voluntários desenvolveram uma atividade de conscientização com os frequentadores das praias.

Atividades

Os alunos que participaram da atividade pertencem aos seguintes cursos: Enfermagem, Física, Engenharia Mecânica, Geologia, Educação Física, Química, Biologia, Zootecnia, Administração, Economia, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Psicologia, Engenharia de Produção, Farmácia, Gestão Ambiental (Setor Litoral), Agroecologia (Setor Litoral), Linguagem e Comunicação (Setor Litoral).

O Clube de Ações Voluntárias da UFPR surgiu no início de 2015. Todas às sextas-feiras, são promovidas reuniões para o planejamento e discussão de ações e pautas. O clube desenvolve várias atividades. Entre elas, visitas a lares de crianças e idosos, arrecadações de agasalho no inverno, parcerias com ONGs de animais e a organização do cachorro-quente solidário (a preparação e distribuição de alimentos para moradores de rua do centro de Curitiba).

Também planeja e executa doações de sangue a cada quatro meses, promove intervenções na UFPR sobre o Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, realiza atividades em datas comemorativas (Dia das Crianças) com alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), organiza oficinas de brinquedos a partir de material reciclável, faz o acolhimento e direcionamento dos calouros no banho de lama da Universidade e promove o abraço solidário (atividade para humanizar os estudantes).

Litoral pode seguir exemplo de Palotina

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca, com a vice-reitora, Graciela de Muniz (ao fundo): “A reunião foi um marco no relacionamento entre os municípios do Litoral e a UFPR”. Imagem: Marcos Solivan.

A Reitoria da quer aproximar mais a UFPR dos municípios do Litoral nos quais possui unidades e também das cidades situadas na sua área de abrangência. Com este objetivo, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca e a vice-reitora, Graciela Inês Bolzon de Muniz, receberam hoje os prefeitos de quatro cidades da região: Marcelo Roque (Paranaguá), Marcos “Casquinha” (Pontal do Paraná), Roberto Justus (Guaratuba) e Ruy Hauer (Matinhos).

O reitor propôs a aproximação aos prefeitos com base na experiência bem sucedida desenvolvida em Palotina. No final, ficou acertado que o grupo voltará a se reunir, na primeira quinzena de junho, (possivelmente, no campus de Matinhos/Caiobá ou no CEM), para formar um grupo de trabalho destinado a avançar a proposta.

Articulador da reunião, o diretor de Apoio aos Campi Avançados da UFPR, Helton José Alves, disse que o encontro foi muito produtivo. “O reitor apresentou aos prefeitos todos os projetos que a UFPR desenvolve em Palotina, falou da interação positiva que existe a Universidade, a prefeitura e a comunidade e citou ainda as ações de mobilidade acadêmica que ocorrem. ”A UFPR quer motivar os prefeitos do Litoral a fazerem o mesmo”, explicou.

Entre as parcerias que podem ser feitas, está o transporte de estudantes para os campus da UFPR.

Fonte: UFPR

Leia também