Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Atuação da Defensoria restabelece energia elétrica para comunidade de Superagüi

Imagem: DPE-PR

A atuação da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) permitiu, na semana passada, o restabelecimento total da energia elétrica em uma comunidade da ilha de Superagüi, em Guaraqueçaba. 

Há dois anos, as baterias de armazenamento de energia solar, que atendem a região chamada de Praia Deserta, estavam sem manutenção. Após o envio de um ofício da DPE-PR relatando a situação, a Copel (Companhia Paranaense de Energia) substituiu as baterias no decorrer da semana.

O sistema de placas solares é o único meio de fornecimento de eletricidade para a comunidade. Por se tratar de Área de Preservação Permanente (APP), as quatro famílias da região não têm acesso à energia elétrica cabeada. Com as baterias fracas, a carga durava pouco tempo e os moradores tinham de restringir o uso da energia elétrica, inclusive na iluminação.

Ao todo, cerca de 12 pessoas vivem na região isolada da ilha. A Defensoria Pública oficiou a Copel no último dia 20 de novembro, após ser procurada por movimentos sociais que alertaram para a situação dos moradores e moradoras de Praia Deserta.

“Sem a manutenção dos equipamentos, as pessoas não conseguiam utilizar eletrodomésticos básicos da casa, como geladeira e televisão”, explica Vinícius de Godeiro, defensor público responsável pelo caso. Ele também destaca a importância de garantir o funcionamento adequado das baterias, pois o acesso à energia elétrica é parte essencial do direito à moradia digna.

Leia também