Balanço da Operação Verão, exclui 12 homicídios
Em 30 dias de Operação Verão, ocorreram 12 homicídios nas praias do Paraná, metade deles em Guaratuba.
O número, que revela o aumento da violência na região, não consta das estatísticas divulgadas pela Polícia Militar, Polícia Civil e Casa Militar do Governo do Paraná no balanço divulgado nesta terça-feira (24).
Foram cinco homicídios entre os dias e 22 e 31 de dezembro e sete até a tarde desta quarta-feira (25). Seis em Guaratuba, no total, incluindo dois suspeitos de tráfico mortos pela Polícia Militar.
No balanço oficial da Polícia Civil, aumentaram em 60% as apreensões de veículos e em mais de 250% as armas de fogo em relação ao mesmo período da temporada anterior.
O número de apreensões de armas e munições também teve um aumento significativo, passou de 183 (ano passado) para 658 neste ano – sendo 33 armas de fogo e armas brancas, além de 625 munições recolhidas.
Os policiais também apreenderam mais de três quilos de drogas – entre crack, maconha, cocaína e haxixe – durante esses 30 dias. Os trabalhos das equipes resultaram também em 190 prisões e na condução de 394 pessoas até as delegacias locais para prestar esclarecimentos necessários.
Neste primeiro mês a Polícia Civil realizou 1.742 atendimentos, entre 1.327 Boletins de Ocorrência (B.O), 121 Termos Circunstanciados (TC) – crimes de menor potencial –, 82 Inquéritos Policiais (IP) instaurados, 162 flagrantes lavrados e 46 Boletins de Ocorrências Circunstanciados (B.O.C) – que envolvem menores de idade.
Os dados abrangem os municípios de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina e Morretes, onde a Polícia Civil realizou Operação Verão. Paranaguá não está incluída.
Polícia Militar prendeu mais de 300
A Polícia Militar, nos primeiros 30 dias de Verão Paraná 2016/2017, efetuou a prisão de 327 pessoas (das quais 26 eram foragidas da justiça), apreensão de 20 armas de fogo e lavratura de 74 Termos Circunstanciados por Perturbação do Sossego Público.