Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Baleias são vistas em Itapoá, perto da Barra do Saí

Duas baleias-francas-austrais foram avistadas nadando em Itapoá (SC), próximo à Barra do Saí, perto do balneário de mesmo nome, em Guaratuba.

A equipe Univille, responsável por executar o Projeto de Monitoramento de Praias, viu os animais nos dias 19 e 20 (terça e quarta). Pelos tamanhos e comportamentos dos indivíduos, estimados pelas técnicas de campo, trata-se de uma mãe com um filhote.

As baleias-francas-austrais (Eubalaena australis) estão ameaçadas de extinção no Brasil.

Elas vivem na região circumpolar do hemisfério sul e durante o período de reprodução, vêm para a costa de águas tropicais mais quentes, geralmente entre junho e novembro.

Chega ao litoral de Santa Catarina para acasalar, ter e amamentar seus filhotes, que nascem normalmente entre junho e dezembro. Em média, as fêmeas têm um filhote a cada 3 anos e juntos permanecem em zonas costeiras de pouca profundidade até o final da temporada reprodutiva. Nas primeiras semanas de vida, o filhote passa cerca de 90% do tempo ao lado da mãe. Quando completa um ano, retorna com a mãe para as áreas de reprodução e se desliga dela nesta fase.

Os animais desta espécie podem atingir mais de 17 metros de comprimento. As fêmeas adultas chegam a pesar mais de 60 toneladas, enquanto que nos machos o peso varia em torno de 45 toneladas. Possui o corpo negro, com manchas brancas irregulares no ventre. A sua cabeça apresenta calosidades e ocupa quase um quarto do seu comprimento total, com destaque para a grande curvatura da boca. Este cetáceo tem nadadeiras peitorais largas em formato de trapézio e não possui nadadeira dorsal.

Fotos: Divulgação Univille / Arquivo de imagens de 2015
Leia também