Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Marinha atrai jovens que fazem alistamento em Paranaguá

alistamento-marinha-2014Quase 400 jovens de Paranaguá fizeram alistamento para servir na Marinha. Eles ainda vão ter de passar por uma seleção.

O número exato é de 395 jovens que completam 18 anos em 2014 e se dirigiram nesta semana à Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) para o alistamento no Serviço Militar Obrigatório (SMO) na Marinha do Brasil.

Durante três dias, o gruporealizou provas de aptidão verbal e numérica, além de exames de saúde e avaliações específicas como mecânica e lógica.

Os melhores colocados serão divididos em dois grupos, conforme a classificação. Os primeiros recrutas terão de se apresentar em março de 2015 na Escola de Aprendizes-Marinheiro, que fica em Florianópolis-SC, onde permanecerão por três meses em período de adaptação.

Passado esse período, o grupo retorna a Paranaguá para cumprir nove meses de serviço militar na CPPR. Em junho de 2015, o segundo grupo cumprirá as mesmas etapas dos primeiros classificados.

De acordo com a Capitania dos Portos, a estabilidade da carreira e a possibilidade de viajar e conhecer novas culturas são os principais fatores que atraem jovens para a Marinha. Muitos deles, após ingressarem na vida militar, buscam prosseguir na carreira, realizando o Processo Seletivo para Admissão (PSA) às Escolas de Aprendizes-Marinheiro. Em 2010, foram ofertadas, em todo o Brasil, mais de duas mil vagas distribuídas entre as Escolas existentes em Fortaleza-CE, em Recife-PE, em Vitória-ES e em Florianópolis-SC.

Os marinheiros-recrutas que ingressarem na Escola de Aprendiz-Marinheiro passarão pelo Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa, conduzido sob regime de internato, inteiramente gratuito e com duração de um ano letivo. Durante o Curso de Formação, os aprendizes recebem alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. Além disso, todos recebem remuneração conforme a sua graduação.

Informações sobre como ingressar na Marinha do Brasil podem ser obtidas no endereço www.ingressonamarinha.com.br

Fonte e foto: CCPR / tenente Kelly Cristhine Frizzo
Leia também